20 de mar de 2010

Socorro! Sou um passageiro de avião!

Neste mes de março bati todos os meus recordes de viagens. Só esta semana estive duas vezes em Manaus. 
Tive oportunidade de "estrear" as novas regras da ANAC para embarque de passageiros que estou disponibilizando no blog neste post.
Não há duvidas que os novos indicativos tornam os embarques mais seguros etc. e tal, entretanto, o processo gerencial das companhias aereas para coloca-las na pratica são, como sempre, molduras perfeitas para o desrespeito com os passageiros, ironicamente chamados por elas de "clientes".
Obvio está que aumentar os controles de fiscalização nos embarques (apresentação de documentos de identificação por cada passageiro, por exemplo) vai - como está acontecendo - atrasar todos os voos se as companhias aereas não aumentarem seu pessoal de apoio nos aeroportos.
Isto não aconteceu, obviamente. Em contrapartida o que ocorreu? Filas, atrasos, contratempos e uma enorme (tradicional) falta de informações. Infelizmente o passageiro no aeroporto é um "sobrevivente". Tem que aguentar todas as faltas das empresas e seus empregados e não pode se queixar, aliás, não tem sequer tempo ou espaço para isto.
De qualquer sorte as regras estão ai abaixo. Não dou seis meses para deixarem de estar sendo cumpridas. Quem quer apostar?
.

IMPORTANTE - Novas regras da ANAC para embarque de passageiros.
Por determinação da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, a partir de 1º de março/2010 os passageiros deverão apresentar seu documento de identificação válido, com foto, nos portões de embarque dos aeroportos brasileiros.
Nossos funcionários farão a checagem do documento com o cartão de embarque, para garantir que o passageiro que acessa a aeronave é, de fato, aquele identificado no cartão.
Em casos de furto, roubo ou extravio do documento de identificação do passageiro, e em se tratando de viagem em território nacional, poderá ser aceito o correspondente Boletim de Ocorrência - BO, desde que tenha sido emitido há menos de 60 (sessenta) dias.
Passageiros que fazem check-in pela internet, celular e autoatendimento não serão mais obrigados a carimbar seu cartão de embarque nos balcões das empresas aéreas, antes de entrar na sala de embarque.

Documentos aceitos para embarque em voos domésticos*:

  • Carteira de Identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública.
  • Carteira Nacional de Habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida).
  • Carteira de Trabalho.
  • Passaporte Nacional.
  • Documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República.
  • Carteira de Identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional, com fotografia, e válida em todo o território nacional.
  • Licenças de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo, emitidas pela Anac.
  • Cartões de Identidade expedidos pelo Poder Judiciário ou Legislativo, nível estadual ou federal.
*Em voos domésticos serão aceitos documentos originais ou cópias autenticadas.

Crianças e adolescentes
até 18 anos, incompletos:

Devem apresentar documento de identificação válido, com foto, ou certidão de nascimento, além de comprovação da filiação ou parentesco com o responsável. O passageiro deve consultar previamente outras exigências para viagens com menores, estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude dos locais em que o menor for embarcar.

Índios:

Devem apresentar documento de identidade válido, com foto, ou autorização de viagem expedida pela Funai.Os documentos podem ser originais ou em cópia autenticada, desde que assegurem a identificação do passageiro.

Embarques internacionais:

O passageiro deve apresentar passaporte ou outro documento de viagem válido e com foto, no balcão de check-in .
Atenção: confira sua documentação antes de embarcar. Mesmo em voos domésticos, se você for passar por um aeroporto internacional, é importante se adequar à documentação solicitada.
Procure chegar com mais de uma hora de antecedência no aeroporto, para fazer seu check-in e encaminhar-se ao portão de embarque com tranquilidade.
Clique no menu ao lado para ter acesso a todas as informações relativas à documentação necessária para fazer seu embarque em voos nacionais e internacionais, além de tirar dúvidas sobre o embarque de animais de estimação.
 [clique no logotipo e conheça a integra da Resolução da ANAC]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin