05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

terça-feira, 9 de março de 2010

Felícia, a gata massagista

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnnUox9ympNZxtwt_HU9_YWf7m0kyY6FOo5pFSl-OIj_jNbKqY8dI-crs030bE5lgTluBiD9ycMvX4crWSC5SZBQYWsVaiYZgXdcuxUyA92niCMxnT_ox9zZIyhP_Mv2iMZ00iPwtY0xuS/s1600-r/Logotipo+Bombou.bmp

A editora da Época São Paulo, Luciana Obniski, apareceu aqui na redação com um vídeo daqueles muito fofos. Até os mais machões ficaram sensibilizados com a Felícia, uma gata especialista em dar bom dia, com uma bela massagem matinal. Com a palavra, Luciana:

"Minha gata Felícia tem esse nome não por acaso. Sabe a personagem em quadrinhos que gosta de apertar animais até eles fugirem? Minha gata é a versão felina do desenho. As vítimas, no caso, são os humanos. 
Ela AMA lamber as pessoas, está sempre no colo e, claro, faz carinho. Principalmente de manhã. A Felícia não sossega enquanto não dá bom dia para todo mundo (se a porta estiver fechada, ela entra pela janela e eu NÃO moro em uma casa). 
Foi numa dessas manhãs que ela resolveu dar bom dia pro meu namorado. E eu gravei meio sem pretensão porque uma amiga que também ama gatos disse pra mim “seus gatos são incríveis, começa a filmar as coisas que eles fazem”. Deu nisso."
NOTA - O vídeo fez sucesso e foi parar até no badalado I Can has Cheez Burger, numa versão editada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.