10 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 4ª feira ||| Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, Dia Universal do Palhaço e Dia da Inclusão Social ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Universal do Palhaço é celebrado anualmente em 10 de dezembro. Os palhaços são artistas que têm como único objetivo divertir e despertar um sorriso nas pessoas, sejam crianças ou adultos. Esta data foi criada para homenagear esses profissionais, que ficaram populares através de suas participações em circos. Afinal de contas, um circo sem palhaço não é nada divertido! O Brasil é terra de diversos palhaços memoráveis, como o Bozo, o Carequinha, o Pimentinha, o Picolino, entre outros. Piolin, o palhaço brasileiro mais famoso, chegou a ser considerado o melhor palhaço do mundo. Foi em sua homenagem que surgiu a comemoração do Dia do Circo em 27 de março, data do nascimento de Abelardo Pinto, que nasceu em 1897. No mundo, um dos nomes mais expressivos foi o de Charlie Chaplin, conhecido como Carlitos, um dos artistas mais importantes da época do cinema mudo. Origem do Dia do Palhaço No Brasil, o Dia do Palhaço começou a ser comemorado a partir de 1981, por uma iniciativa do Abracadabra Eventos, em São Paulo. Atualmente, esta data é celebrada em todos os estados brasileiros, sejam por palhaços circenses ou pelos populares “palhaços de rua”.


Sir Charles Spencer "Charlie" Chaplin, Jr. KBE (Londres, 16 de abril de 1889 – Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977) foi um ator, comediante, diretor, compositor, humorista, roteirista, cineasta, editor e músico britânico. Chaplin é considerado o principal ator da era do cinema mudo, notabilizado pelo uso de mímica e da comédia pastelão. É conhecido pelos seus filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Charlie_Chaplin)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 16 de janeiro de 2010

Hoje na História - 16 de Janeiro (Today in History / Associated Press)

16 de janeiro

A Associated Pres* criou a série “Today in History"  para registrar os principais fatos históricos sob o ponto de vista de seus jornalistas e focada para cada um dos 365 dias do ano. Reproduzo-a na Oficina de Gerencia acrescendo, eventualmente, um breve texto e links da Wikipédia sobre os fatos e personagens apresentados no vídeo da AP.
Clique também nos links abaixo e visite os muitos posts que a Oficina de Gerencia publicou sobre os eventos da História.
  •  

    •  
    • É o começo da Guerra do Golfo. Os EUA, sob a presidencia de George Busch (pai) lançam sobre o Iraque de Sadam Hussein a "Operação Tempestade no Deserto"; 
    • em 2003 a STS-107 foi a última e fatídica missão do ônibus espacial Columbia, lançada pela NASA. Os sete membros da tripulação foram mortos na explosão da nave durante a reentrada na atmosfera ao final da missão; 
    • A "Lei Seca" é uma denominação popular da proibição oficial de fabricação, varejo, transporte, importação ou exportação de bebidas alcoólicas. Foi a definição que se tornou famosa após a proibição ter sido adotada nos Estados Unidos em 16 de janeiro de 1919, quando foi ratificada pela 18ª Emenda à Constituição do país, entrando em vigor um ano depois, em 16 de janeiro de 1920;  
    • 1979 - O xá do Irã deixa o país ao ser expulso pelo Aiatolá Khomeini; 
    •  Hello, Dolly!   produção da Broadway estreou no St. James Theatre em 16 de Janeiro de 1964 apresentada 2844 vezes


    O sucesso ganha forma
    Em 16 de janeiro de 1984, Michael Jackson recebe elogios ao vencer um dos maiores prêmios da música mundial. Começa a crescer Thriller, que mudaria o panorama da música dos anos 80. O álbum até hoje é um dos recordistas em vendagens, desbancando a até então campeã trilha de Embalos de Sábados à Noite.

    1547 - Ivã IV, o Terrível, é coroado primeiro czar da Rússia. Seu notório reino foi marcado pela execução de mais de três mil pessoas.
    1794 - Morre Edward Gibbon, historiador inglês.
    1861 - É implantada a comunicação telegráfica submarina entre a península Ibérica e as ilhas Baleares.
    1862 - Publicado o livro A Vida de Jesus, de Ernesto Renan.
    1902 - A Alemanha obtém a concessão para construir a ferrovia Konia-Bagdá, no Império Otomano.
    1906 - Começa a Conferência de Algeciras, sobre o destino de Marrocos, entre Espanha, França, Alemanha e Inglaterra.
    1908 - Grandes conflitos de operários em Chicago, nos Estados Unidos.
    1911 - Nasce Eduardo Frei, presidente do Chile.
    1914 - O escritor russo Máximo Gorki é autorizado a voltar ao seu país, após oito anos de exílio.
    1919 - A Assembléia Constituinte da Polônia confirma Ignacy Jan Paderewsky como ChRedação Terra do Governo.
    1941 - II Guerra Mundial: iniciam os ataques aéreos alemães à Malta, sendo o começo da guerra no Mediterrâneo.
    1947 - Vincent Auriol é eleito presidente da França, o quinto presidente da Quarta República.
    1950 - Morre Gustav Krupp, industrial e financeiro alemão.
    1956 - O Islamismo se converte como religião oficial do Egito, por mandato constitucional.
    1957 - Inaugurada a casa noturna The Cavern Club, em Liverpool, na Inglaterra. Foi no local que os Beatles iniciaram sua carreira artística.
    1963 - Morre Gilardo Gilardi, compositor argentino.
    1969 - O estudante Jan Palach coloca fogo em si mesmo e morre na praça Wenzel, de Praga, em protesto pela ocupação soviética na Checoslováquia e a abolição das liberdades individuais.
    1970 - O coronel Muammar Kadafi torna-se primeiro-ministro da Líbia. Ele lidera um golpe militar que derruba a monarquia pró-Ocidente.
    1975 - É firmado em Lisboa o acordo para a independência de Angola.
    1979 - Um terremoto medindo 7,0 graus na escala Richter, atinge o Irã, resultando em centenas de mortos.
    1980 - O ex-Beatle Paul McCartney é preso em Tóquio, no Japão, acusado de porte de maconha. Dez dias depois, foi solto e extraditado do país.
    1984 - Por seu disco Thriller, o cantor Michael Jackson recebe sete prêmios na American Music Awards.
    1989 - O Conselho de Segurança da ONU aprova por unanimidade o plano para a independência da Namíbia, pedindo ao Governo da África do Sul que reduza sua presença militar nesse território.
    1992 - Oficiais do governo de El Salvador e líderes rebeldes assinam um pacto de paz, encerrando a guerra civil no país que durara 12 anos.
    1998 - A indústria do tabaco chega a um acordo de US$ 15 bilhões com o estado de Texas como compensação pelos danos à saúde causados pelo fumo.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.