25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 24 de janeiro de 2010

Hoje na História - 24 de Janeiro (Today in History / Associated Press)

24 de janeiro

  “Today in History" é a série que a Associated Press* criou para lembrar a cada dia os fatos históricos que aconteceram na data.
Clique também nos links abaixo e visite os muitos posts que a Oficina de Gerencia publicou sobre os eventos da História.


  • James Wilson Marshall  foi um carpinteiro e operador de serraria estadunidense, que descobriu ouro no rio American, Califórnia em 24 de janeiro de 1848, dando início ao período que ficou conhecido como Corrida do Ouro da Califórnia. Marshall foi expulso das próprias terras pela onda resultante de garimpeiros e nunca obteve lucro com sua descoberta. 
  • O ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Winston Churchill, faleceu em sua residencia, no Hyde Park Gate, após nove dias de agonia em virtude de uma trombose cerebral que sofrera no dia 15 passado. (1965) 
  • Foi executado, em 1989, o serial killer Ted Bundy que segundo as informações da epoca pode ter assassinado mais de cem mulheres. 
  • Morreu Thurgood Marshall (1993) . Foi um jurista americano e o primeiro afroamericano a ser nomenado para a Suprema Corte dos Estados Unidos. É creditada a ele a façanha de ter conseguido demolir a estrutura legal que sustentava a segregação racial no sul dos Estados Unidos que fez a causa dos direitos civis avançar tanto quanto os protestos não violentos liderados por Martin Luther King. 
  • Nasceu em Chicago o ator norteamericano John Beluzzi

Beatles no Cavern Club
Em 24 de janeiro de 1958 o Cavern Club, em Liverpool, recepcionou os Quarrymen, primeiro nome da banda de John Lennon e Paul McCartney, e que se apresentaram no local. Mais tarde, já com o nome oficial de Beatles, foram mais de 250 apresentações nesta casa de shows. 
1905 - Um decreto do czar, o imperador russo, estabelece a ditadura militar em São Petersburgo. 
1911 - O príncipe de Mônaco funda, em Paris, o Instituto Oceanográfico. 
1920 - Morre Amadeo Modigliani, pintor italiano. 
1921 - A Conferência dos países aliados acontece em Paris, estabelecendo que a Alemanha deve pagar, em 42 anualidades, 226 milhões de marcos, pelas indenizações da 1ª Guerra Mundial 
1958 - Cientistas britânicos e norteamericanos anunciam que conseguiram uma fusão nuclear controlada. 
1966 - Indira Gandhi, filha de Nehru, assume como primeira-ministra da Índia após a morte de Sri Shastri. 
 1967 - Promulgada a quinta Constituição da República, pelo Congresso Nacional, elaborada por Carlos Medeiros Silva, ministro da Justiça do governo Castello Branco. 
1969 - O ditador fascista Francisco Franco declara lei marcial na Espanha, após manifestações públicas, nas quais 300 pessoas foram presas.
1972 - Um soldado japonês, Shoichi Yokoi, é encontrado na ilha de Guam. Ele passou 28 anos na selva, acreditando que a Segunda Guerra Mundial ainda não havia terminado. 
1980 - O musical Calabar, de Chico Buarque de Hollanda e Ruy Guerra, e o filme Z, do diretor grego Costa-Gravas, são liberados pela Censura Federal depois de terem sido proibidos em 1973. 
1995 - A Russia lança, pela primeira vez na história, um foguete portador tipo Kosmos-3M com três austronautas, um russo, outro norteamericano e um sueco. 
1998 - A trilha sonora do filme Titanic chega ao topo das paradas nos Estados Unidos, e mantém a posição durante 15 semanas. 
1999 - O filme Central do Brasil, de Walter Salles, ganha o troféu Globo de Ouro na categoria de melhor filme estrangeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.