29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 17 de janeiro de 2010

Hoje na História - 17 de Janeiro (Today in History / Associated Press)

17 de janeiro

  “Today in History" é a série que a Associated Press* criou para lembrar a cada dia os fatos históricos que aconteceram na data.

 A AP é considerada a maior agencia de noticias do mundo e qualquer projeto em que se envolva tem peso e importância. O  Today in History está destacado na pagina da agência e tem uma produção cuidadosa.

Estou tendo um prazer enorme em produzir estes posts. Primeiro porque adoro tudo que gire em torno da História Universal; segundo porque esta série da Associated Press não está "na boca do povo no YouTube" e portanto é uma novidade na blogosfera.

Vejam os vídeos e leiam as outras informações que acrescentei no post sobre os demais eventos que aconteceram na história dessa data.

Clique também nos links abaixo e visite os muitos posts que a Oficina de Gerencia publicou sobre os eventos da História.


    • Nasceram neste dia Benjamin Franklin (1706), Al Capone (1899) e Muhamed Ali (1942); 
    • Na 2ª Guerra Mundial Varsóvia é libertada pelas forças soviéticas e polonesas (1945); 
    • O presidente dos |EUA, Dwight Eisenhower entrega ao Congresso o seu discurso de despedida (1961); 
    • Em 1995 um  terremoto devasta a cidade de Kobe, no Japão. 
    * A AP, como é conhecida a agencia Associated Press é norte-americana e  "é a mais antiga e a maior agência do mundo de notícias . A Associated Press, na verdade, é uma cooperativa cujos proprietários são os jornais e estações de rádio e televisão norte-americanas que contribuem para a Associated Press. Atualmente, as notícias da Associated Press são usadas em 1,700 jornais, e mais de 5,000 estações de rádio e televisão" (texto retirado parcialmente da Wikipedia).


    Duplo sucesso dos Beatles
    Em 17 de janeiro de 1969, os Beatles lançam Yellow Submarine. Poucas músicas deste disco são inéditas. O trabalho contém faixas, que em sua maioria, são músicas orquestradas e compostas por George Martin e que fazem parte da trilha sonora do desenho Yellow Submarine. Em 1999, o desenho foi lançado em DVD.

    1793 - A Convenção Francesa decide por um voto de diferença, com 361 a favor e 360 contra, a pena de morte do Rei Luis XVI.
    1817 - O General José de San Martín, junto de 4 mil homens, inicia cruzada na Cordilheira dos Andes para a conquista do Chile.

    1819 - Simón Bolívar proclama a república da Colômbia.
    1910 - Morre Joaquim Nabuco de Araujo, escritor e político brasileiro que trabalhou pela abolição da escravidão.
    1912 - O explorador inglês Robert Scott chega ao Pólo Sul.
    1929 - O marinheiro Popeye aparece pela primeira vez em tiras de quadrinhos. O personagem era criação de E.C. Segar.

    1933 - O Congresso dos Estados Unidos vota a favor da independência das Filipinas.
    1934 - Promulgada, na Alemanha, a nova Carta de Trabalho.
    1943 - Segunda Guerra Mundial: recomeça a ofensiva britânica na Líbia.
    1945 - O diplomata sueco Raoul Wallenberg, que salvou dezenas de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, desaparece na Hungria.

    1945  - Segunda Guerra Mundial - Os nazistas começam a evacuar o campo de concentração de Auschwitz devido à aproximação das tropas soviéticas.
    1954 - Milovan Djilas, presidente da Assembléia Federal e vice-presidente da República da Iugoslávia, é destituído de seus cargos.
    1958 - Êxito no primeiro teste do míssil americano Polaris. Os submarinos passam a se equipar com ele.
    1961 - Assassinato em Katanga do dirigente do Congo, Patricio Lumumba, um dos principais nomes da Independência do país.
    1962 - Monserrat Caballé estréia no Grand Teatro de Barcelona.

    1966 - Colisão de dois aviões dos Estados Unidos. Quatro bombas atômicas caem, três nas proximidades de Palomares e a outra em Almeria.
    1982 - O desabamento de uma ponte pênsil sobre o salto de Sete Quedas, no Paraná, provoca a morte de 29 pessoas. Cerca de mil turistas ficam isolados e são resgatados por helicópteros.
    1983 - A Nigéria expulsa dois milhões de imigrantes ilegais vindos de Gana.
    1984 - Abertura, em Estocolmo, da Conferência sobre Desarme na Europa, em que participaram representantes de 35 países.
    1987 - 50 pessoas desaparecem após o naufrágio de um navio, perto da ilha de Bohol, nas Filipinas.
    1991 - O início da Guerra do Golfo leva ao racionamento de combustíveis no Brasil e postos passam a fechar à noite e aos domingos.
    1994 - Um terremoto em Los Angeles, na Califórnia, causa 54 mortes, 5.420 feridos e a perda de US$ 35 milhões.
    1995 - Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter sacode a região japonesa de Kansay, causando 5.500 mortes e 26 mil feridos.
    1996 - O ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai a julgamento por acusações de corrupção alegadas por seus oponentes políticos.
    1997 - Um tribunal na Irlanda concede o primeiro divórcio na história do país.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.