19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Bebida no trabalho. Sua carreira em jogo... (Folha SP e New York Times)

http://www.intersomfm.com.br/internews/imgnoticias/bebida-2.jpg



Nem vou comentar este artigo que capturei do caderno do New York Times que a Folha de São Paulo publica todas as segundas feiras. O tema é atualíssimo. Bebida no trabalho.
Acho que é do interesse de todos que trabalham ou pretendem "habitar" este louco mundo corporativo. Já vi carreiras promissoras, familias e vidas pessoais desmoronarem por conta da bebida no ambiente de trabalho.
É muito mais comum do que se imagina. Empresas organizadas e atentas ao seu publico interno investem pesado para conter este flagelo das corporações.
Leia a materia que é na verdade é um jogo de perguntas - colocadas como dúvidas sobre a questão da bebida - e respostas. Por exemplo:
  • Dúvida.Quando você participa de eventos sociais ligados à empresa com colegas mais antigos, eles sempre parecem estar segurando um copo. Sua recusa poderia chamar a atenção para sua juventude e inexperiência?
 Qual é a resposta? Leia e conheça.





São Paulo, segunda-feira, 17 de agosto de 2009





newyorktimes


DÚVIDAS CORPORATIVAS: BEBIDA NO TRABALHO

Beba pouco e mantenha o profissionalismo  

Dúvida.Você é novo no mundo empresarial e não tem certeza do que fazer em reuniões oficiais ou depois do expediente, quando o álcool está presente. Se todo mundo está bebendo, incluindo seu chefe, você também deve beber?
Resposta. A separação entre um evento de trabalho e um evento social muitas vezes não fica clara. Você pode ver todas as atrações de uma festa -comida, música-, mas qualquer reunião onde colegas estejam presentes é de negócios, e você deve ficar sóbrio e evitar o álcool, sugeriu Jody Queen-Hubert, diretora-executiva de educação cooperativa e serviços profissionais na Universidade Pace, em Nova York.
"Não se engane", ela advertiu. "Você está sempre sendo analisado pelos colegas, por isso o profissionalismo é uma necessidade a todo momento."
Cy Wakeman, presidente de uma empresa de consultoria de recursos humanos que leva seu nome, diz que, quando se trata de beber com colegas, "há um risco alto de que surja algo negativo". Ela diz que é aceitável tomar um ou dois copos, mas é melhor parar por aí.

Dúvida.Como recusar a bebida de modo educado, especialmente se outros o incentivam a beber?
Resposta.Um simples "não, obrigado" deve bastar, disse Debra Benton, orientadora profissional e autora de "CEO Material: How to Be a Leader in Any Organization" (Potencial para chefia: como ser um líder em qualquer organização). Se todo o mundo no seu grupo está pedindo bebidas, pegue um refrigerante.
Você não precisa se desculpar, ela diz, ou dar um motivo pessoal, como "estou tomando remédio". Mas você pode dar uma desculpa como "vou dirigir".

Dúvida.Quando você participa de eventos sociais ligados à empresa com colegas mais antigos, eles sempre parecem estar segurando um copo. Sua recusa poderia chamar a atenção para sua juventude e inexperiência?
Resposta. Em algumas culturas corporativas, tomar um uísque é uma maneira de construir relações, disse a psicóloga empresarial Debra Condren. "Dito isso, você ainda pode beber muito pouco ou tomar uma bebida e depois mudar para água", ela disse. Mas é essencial conhecer seus limites. Se seus clientes ou chefes estão entornando Johnny Walker, você não pode seguir o exemplo, disse Condren. Se tentar acompanhar, provavelmente vai beber demais e agir de maneira não profissional -definitivamente chamando atenção para sua juventude e inexperiência.

Dúvida.Se você acabar bebendo demais, qual é a melhor maneira para tratar do assunto no dia seguinte no escritório?
Resposta. Fazer um pedido de desculpas a todo o escritório ou departamento é desnecessário e pode parecer autoindulgente, disse Wakeman. "Fale com as pessoas individualmente, dizendo que você bebeu demais e aprendeu uma lição valiosa e que isso nunca mais vai acontecer", ela disse. "E lembre-se de que se acontecer de novo você perderá sua credibilidade."


http://impostor.files.wordpress.com/2006/08/malhoa_bebados1.jpg
Clique na tela "Os Bebados" de José Malhoa para conhecer sua historia

Dúvida. É aceitável não ir trabalhar se você tiver uma ressaca forte?
Resposta. Não. Mesmo que a cultura seja de "jogar duro", também há a expectativa de que você vai trabalhar duro no dia seguinte, disse Queen-Hubert.
Se você estiver doente demais para sair da cama, terá de se encontrar com seu chefe quando voltar, disse Dallas Teague Snider, fundadora de uma empresa de consultoria no Alabama. "Ofereça-se para trabalhar um dia extra ou tire sua licença médica na forma de férias não remuneradas", disse.

EILENE ZIMMERMAN

red and white 3d bar

2 comentários:

  1. Post muito interessante e verdadeiro!
    É muito comum mesmo a pessoa se ver obrigada a beber só porque é novo na empresa e não quer causar má impressão ou parecer anti social. Mas como já foi mesmo citado, há sim várias formas e desculpas pra se livrar de uma situação sem que a pessoa possa parecer antipática e pouco social. E quando um não quer dois não brigam, não é verdade?
    Acho constrangedora essa situação, pois existem pessoas que não tem limites ou simplesmente não sabem beber socialmente, tornando o ambiente insuportável.
    Aliás, desculpe a sinceridade, mas ambiente de trabalho não é lugar para beber. Se quiserem conversar bebam água, café, suco. rrss
    Uma ótima semana p/vc.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosana,
    Você tem razão. Local de trabalho não é lugar de bebidas alcoólicas. Como diretor não permito bebidas alcoólicas nas celebrações corporativas.
    Já tive oportunidade de participar de "festinhas de empresa" onde um dos presentes, amigo de colegas saiu da festa bebado e matou, por atropelamento, tres senhoras, idosas, de uma vez só.
    Grato pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.