27 de set de 2009

Meu Pé de Laranja Lima... Quem lembra dele?

1754874
       Meu pé de laranja lima é um romance juvenil, escrito por José Mauro de Vasconcellos e publicado 1968, sendo um dos campeões em adaptações para o cinema e a televisão. 
          Não me perguntem por que estou escrevendo este post e falando de um livro de 1968. 
         No entanto, havia planejado fazer isto há algum tempo e guardei a imagem da capa do livro, Aliás, uma das muitas capas, mas exatamente a capa do que eu li, na época. 
         "Meu Pé de Laranja Lima" foi uma febre no Brasil. Virou filme e novela de televisão. Como novela, a historia foi exibida em três diferentes épocas:
         É uma historia das mais singelas e, no entanto tocou fundo a alma brasileira naquele final da decada de 60 com as aventuras do Zeca. Um fenômeno de vendas que despertou o interesse de todas as camadas sociais do país. Quem viveu naqueles anos haverá de lembrar-se. 
         O que me deixou curioso e intrigado foi quando anos depois me lembrei do livro registrei o seu mais absoluto esquecimento nos tempos atuais.  Esquecimento do livro e do autor. Não falo de agora. Falo de alguns anos atrás.   
        Pensei comigo, se um autor como José Mauro de Vasconcelos, que seria hoje equivalente a um Paulo Coelho no inicio do seu sucesso com "O Alquimista" no Brasil foi esquecido o que será de outras grandes personalidades que tanto se esforçam para escrever e divulgar seus trabalhos no seio das comunidades? Não consegui respostas. Dirão os fatalistas que são "coisas da sorte" tal como os romanos antigos que atribuíam estas circunstâncias à Deusa Fortuna 
         Faço o registro como mera reflexão sobre a efemeridade da fama que tantos perseguem a qualquer custo. Não foi o caso do autor de Meu Pé de Laranja Lima, pois José Mauro de Vasconcelos foi um belíssimo autor de livros juvenis com mais de vinte titulos publicados e muito sucesso na suas carreira, enquanto viveu.












http://rainbowdivider.com/images/dividers/line_rainbow.gif

2 comentários:

  1. Eu li o livro e vi a novela também! Muito lindo!
    Uma novela bem ao estilo das seis horas. Aposto que se fosse exibida hoje,com outra versão é claro, a criançada iria adorar.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu também li o livro e assisti a novela. Gostaria de ver novamente pois agora, com a maturidade, penso que teria mais emoção ainda!
    Viu o meu post da Blogagem Coletiva? Repassei o desafio e coloquei um link para o Editorial que eu adoro. Mas, ainda farei um post específico!!!
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin