19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ernest Hemingway e a 5 dicas para escrever bem...


Reiteradas vezes tenho registrado, aqui no blog que, entre as qualidades fundamentais que um gerente e um líder devem cultivar está o falar e escrever bem.
.
Assim, todas as vezes que me deparo com um bom artigo, na Internet ou em revistas, sobre o assunto trato de trazê-lo para o galpão da Oficina de Gerência. Este é um deles.
.
Este  texto, apesar de espalhado por vários blogs e sites, foi traduzido pelo blog Efetividade.net, de Augusto Campos, de onde o transcrevi.  
.
O título do post é "As 5 dicas de Ernest Hemingway para escrever bem". Pela concisão e pela origem, vale a leitura e a sugestão de copiar e guardar, na frente do desktop, para ler todos os dias. Copiei o post de Augusto Campos integralmente para não perder o contexto em que foi colocado. 


[clique no logotipo]
.
 Escrever bem faz diferença.
.
"Nesta sociedade digital em que vivemos, por mais que os conteúdos multimídia cresçam diariamente em volume e importância, a demanda por textos - descritivos ou narrativos, tutoriais ou de referência, em blogs pessoais, na capa do CD ou no cartaz de um evento - é cada vez maior. A qualidade do texto representa, muitas vezes, a diferença entre o leitor clicar ou não no link, comprar ou não o CD, entender ou não o manual de instruções.

É difícil ensinar uma pessoa a escrever bem, e é difícil aprender voluntariamente a escrever bem, pois isso é algo que vem mais da prática e da leitura, e exige também disciplina. Mas existem muitos manuais de estilo e clareza de redação a que você pode recorrer. Os meus preferidos, que eu leio e releio sempre que posso, são o
The Elements of Style e o On Writing Well. Em português eu gosto do Manual da Redação da Folha de São Paulo e pretendo ler em breve o baratíssimo Superdicas para Escrever Bem.

Mas aprender com quem já sabe é algo que eu sempre aprecio, e por isto gostei de encontrar as 5 dicas para escrever bem selecionadas por Ernest Hemingway, um dos maiores escritores norte-americanos, e que sempre se caracterizou pelo estilo conciso, direto e claro. Veja abaixo minha transcrição delas, e um link para maiores detalhes.
.
As 5 dicas de Ernest Hemingway para escrever bem
Elas são curtas e diretas: 

.
(1). Use frases curtas:
O estilo de Hemingway ia direto ao ponto, minimalista e genial
(2). Inicie com um parágrafo curto
.
(3). Escreva com vigor:
Transmita sua idéia com energia, deixe evidente o foco, a intenção.
.

(4). Escreva positivamente:  
Descreva o que as coisas são, e não o que elas não são. Não diga “não é muito caro”, diga “é econômico”. Ao invés de dizer que o software não tem erros, diga que ele é consistente, ou estável.
 .
(5). Saiba reconhecer os seus sucessos:
publique os textos em que você acertar, e descarte (ou guarde para depois aprimorar) aqueles que não estão no nível de qualidade desejado. "
.
Como todas as coisas verdadeiras as cinco regras parecem um roteiro de obviedades, mas pergunte-se a si mesmo se você se enquadra 100% nelas. Ah! não deixe de visitar o blog americano Copyblogger, que é excelente para quem habita e transita por este mundo, maravilhosamente louco, da blogosfera.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.