29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que é Desenvolvimento de Equipe?


 Clique no logotipo







O que é Desenvolvimento de Equipe?

José Alberto Braga
"Tudo que torna o executivo mal sucedido na empresa o torna também mal sucedido como pai. Como pode um pai reforçar o amor próprio de seu filho se pisa no amor próprio do pessoal de sua equipe?" PETER SEGEN
"Para falar sobre Desenvolvimento de Equipes, devemos partir do princípio que desenvolvimento pressupõe processo, que deve ser contínuo e constantemente revisto e atualizado. Entretanto, promover o "Desenvolvimento de Equipes" demanda fundamentalmente conhecer as razões históricas, econômicas, sociais e afetivas do grupo, acompanhando as mudanças do ambiente e das pessoas que integram essa equipe. 

Esses contextos podem implicar em mudanças de cultura, valores e crenças da Organização, alterando a atitude de seus componentes e refletindo assim seus princípios, paradigmas, métodos, operações e padrões - sejam de comportamentos ou formas de atuar tecnicamente para o alcance de objetivos. 

Mudar significa comprometer-se, modificar a linguagem, para que se mude também a ideologia que permeia o fazer e o re-fazer da equipe, repensando ainda sobre as relações de poder que determinam o contexto de interdependência numa perspectiva sistêmica.

O comprometimento se fará através do entendimento, de relações de alto nível e de práticas de comunicação eficaz, numa re-leitura da dinâmica grupal, que possibilite novas visões e posturas congruentes entre discurso e prática, gerando sinergias e integrando o ser humano nesse ambiente desafiador.

Mudanças objetivas e planejadas nas Organizações dar-se-ão quando o relacionamento com figuras de autoridade - Relação de Poder, qualidade das comunicações e dos demais relacionamentos, permitam resgatar o potencial criativo e o respeito pelo trabalhador como SER HUMANO integrado, capaz de sentir e expressar esses sentimentos, permitindo que seus próprios métodos de trabalho sejam aceitos como contribuição para o alcance de objetivos e também capacitando-o a ser feliz e realizado.

O Ser Humano, como agente ativo deste processo de mudança, de melhoria da qualidade de vida, não está só, mas insere-se numa relação de interdependência - as equipes - a unidade fundamental de uma Organização, na perspectiva de uma visão Sistêmica - que deve ser um alvo lógico para aumentar a eficácia da Empresa.

A Equipe como parte significativa de um Sistema, deve contribuir para o funcionamento integrado e sinérgico daquele conjunto de pessoas que se inter relacionam de forma sistemática para atingir um determinado objetivo.

Desenvolvimento de Equipes ressalta a importância da Equipe e também identifica os fenômenos grupais e suas influências na eficácia de seus resultados. Uma das principais perspectivas dessas reflexões é a de criar condições às pessoas de analisarem suas posturas e atuações como membros da equipe, o seu grau de comprometimento, em detrimento de objetivos puramente individuais. As interações que as pessoas estabelecem entre si, o grau de confiança e abertura em relação aos demais membros, a identificação de possíveis conflitos e busca de suas reais causas, constituem também importantes conteúdos, que devem ser enfaticamente trabalhados, reforçando os laços afetivos positivos, gerando cooperação, abertura e confiança - conceitos básicos para formação de uma equipe.

O comportamento grupal observado através de jogos empresariais e vivências, permitem-nos compreender a dinâmica do grupo e fenômenos como coesão, competição, tensão, pressão externa e outros que facilitam ou dificultam a inclusão, controle e a afeição das pessoas que inter-relacionam-se num mesmo ambiente e na busca de resultados comuns.

A conscientização do PAPEL de uma pessoa no grupo determinará, em grande parte, a sua participação, propiciando-lhe uma visão mais clara das expectativas geradas em relação a si próprio, favorecendo sua maturidade e maior satisfação na busca dos resultados organizacionais, "re-conhecendo seus comportamentos para conhecer melhor; desnudando as tramas em que os fatos se dão e descobrindo sua razão de ser" (Paulo Freire). Assim podemos estabelecer planos de ação factíveis, assegurando a continuidade e a sedimentação dos novos comportamentos, metas negociadas e compromissos futuros, gestando maior compreensão do processo EM QUE E COMO as coisas se dão e não somente o interesse pelo produto ou resultado final."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.