![]() | |||||||
Clique no logotipo ![]() | |||||||
O que é Desenvolvimento de Equipe? José Alberto Braga | |||||||
| "Para falar sobre Desenvolvimento de Equipes, devemos partir do princípio que desenvolvimento pressupõe processo, que deve ser contínuo e constantemente revisto e atualizado. Entretanto, promover o "Desenvolvimento de Equipes" demanda fundamentalmente conhecer as razões históricas, econômicas, sociais e afetivas do grupo, acompanhando as mudanças do ambiente e das pessoas que integram essa equipe. Esses contextos podem implicar em mudanças de cultura, valores e crenças da Organização, alterando a atitude de seus componentes e refletindo assim seus princípios, paradigmas, métodos, operações e padrões - sejam de comportamentos ou formas de atuar tecnicamente para o alcance de objetivos. Mudar significa comprometer-se, modificar a linguagem, para que se mude também a ideologia que permeia o fazer e o re-fazer da equipe, repensando ainda sobre as relações de poder que determinam o contexto de interdependência numa perspectiva sistêmica. O comprometimento se fará através do entendimento, de relações de alto nível e de práticas de comunicação eficaz, numa re-leitura da dinâmica grupal, que possibilite novas visões e posturas congruentes entre discurso e prática, gerando sinergias e integrando o ser humano nesse ambiente desafiador. Mudanças objetivas e planejadas nas Organizações dar-se-ão quando o relacionamento com figuras de autoridade - Relação de Poder, qualidade das comunicações e dos demais relacionamentos, permitam resgatar o potencial criativo e o respeito pelo trabalhador como SER HUMANO integrado, capaz de sentir e expressar esses sentimentos, permitindo que seus próprios métodos de trabalho sejam aceitos como contribuição para o alcance de objetivos e também capacitando-o a ser feliz e realizado. O Ser Humano, como agente ativo deste processo de mudança, de melhoria da qualidade de vida, não está só, mas insere-se numa relação de interdependência - as equipes - a unidade fundamental de uma Organização, na perspectiva de uma visão Sistêmica - que deve ser um alvo lógico para aumentar a eficácia da Empresa. A Equipe como parte significativa de um Sistema, deve contribuir para o funcionamento integrado e sinérgico daquele conjunto de pessoas que se inter relacionam de forma sistemática para atingir um determinado objetivo. Desenvolvimento de Equipes ressalta a importância da Equipe e também identifica os fenômenos grupais e suas influências na eficácia de seus resultados. Uma das principais perspectivas dessas reflexões é a de criar condições às pessoas de analisarem suas posturas e atuações como membros da equipe, o seu grau de comprometimento, em detrimento de objetivos puramente individuais. As interações que as pessoas estabelecem entre si, o grau de confiança e abertura em relação aos demais membros, a identificação de possíveis conflitos e busca de suas reais causas, constituem também importantes conteúdos, que devem ser enfaticamente trabalhados, reforçando os laços afetivos positivos, gerando cooperação, abertura e confiança - conceitos básicos para formação de uma equipe. O comportamento grupal observado através de jogos empresariais e vivências, permitem-nos compreender a dinâmica do grupo e fenômenos como coesão, competição, tensão, pressão externa e outros que facilitam ou dificultam a inclusão, controle e a afeição das pessoas que inter-relacionam-se num mesmo ambiente e na busca de resultados comuns. A conscientização do PAPEL de uma pessoa no grupo determinará, em grande parte, a sua participação, propiciando-lhe uma visão mais clara das expectativas geradas em relação a si próprio, favorecendo sua maturidade e maior satisfação na busca dos resultados organizacionais, "re-conhecendo seus comportamentos para conhecer melhor; desnudando as tramas em que os fatos se dão e descobrindo sua razão de ser" (Paulo Freire). Assim podemos estabelecer planos de ação factíveis, assegurando a continuidade e a sedimentação dos novos comportamentos, metas negociadas e compromissos futuros, gestando maior compreensão do processo EM QUE E COMO as coisas se dão e não somente o interesse pelo produto ou resultado final." | |||||||
OFICINA NA COPA
||| 26 de junho DE 2026 ||| 6ª FEIRA ||| dia nacional do diabetes ||| *Reflexão: “A censura é o imposto da inveja sobre o mérito". (Laurence Sterne) |||
Bem vindo
O Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 16 de junho, anualmente, é uma data comemorativa em saúde criada com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos da doença, suas complicações, prevenção e controle. Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o funcionamento do organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do corpo. Quando a insulina não é produzida adequadamente ou não consegue realizar suas funções, o nível de açúcar aumenta e pode provocar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Tipos de diabetes: – Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. – Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção desse hormônio. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. – Diabetes gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida. – Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou pelo uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.). Sintomas: Diabetes tipo I e tipo II têm em comum sintomas como fome e sede excessiva e vontade de urinar muito mais vezes ao dia. No tipo I, podem ocorrer, ainda: – Perda de peso; – Fraqueza; – Fadiga; – Mudanças de humor; – Náusea e vômito. E no tipo II: – Formigamento nos pés e mãos; – Infecções frequentes na bexiga, rins e de pele; – Feridas que demoram para cicatrizar; – Visão embaçada.
pensamento dia
Frase
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
O que é Desenvolvimento de Equipe?
Assinar:
Postar comentários (Atom)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.