11 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 5ª feira ||| dia do engenheiro ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Engenheiro é comemorado anualmente em 11 de dezembro, no Brasil. A data homenageia os profissionais da Engenharia, uma área de exatas que abrange vários tipos, de acordo com as suas especialidades (engenharia civil, engenharia agrônoma, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia química, apenas para citar algumas). Origem do Dia do Engenheiro O Dia do Engenheiro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, que regulamenta e oficializa as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Agrimensor no Brasil. Além disso, o decreto criou o sistema Confea/Crea para fiscalizar e orientar o exercício da profissão no governo de Getúlio Vargas. O Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia atua em cada estado e a nível nacional está o Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. Por isso, o dia 11 de dezembro comemora o dia do engenheiro e aniversário do Confea. Há ainda o Dia da Engenharia, que é celebrado em 10 de abril no Brasil.



Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O Analfabeto Político (Bertold Brecht)

        Recebi por e-mail e resolvi publicar o famoso texto atribuido a Bertold Brecht intitulado "O Analfabeto Politico". Nestes tempos de aproximação de eleições importantes para o Brasil tenho ouvido constantemente - até pela voz de importantes personalidades brasileiras e dos jovens principalmente - que não irão votar. Consideram-se justificados pelo que entendem ser um protesto contra os comportamentos das classes politicas que estão envolvidas nas denuncias repercutidas em diferentes midias.
        Tenho minhas opiniões sobre o assunto, mas já disse repetidas vezes que a Oficina de Gerencia não "fala" de politica e nem de religião. Entretanto achei que publicar o texto abaixo poderia contribuir para alertar estes "potenciais não votantes" para os efeitos do seu futuro gesto.
        Acredito na democracia e no poder do voto para as grandes mudanças ocorridas nas nações de homens livres e de boa vontade. O Brasil é uma delas e não merece o cultivo de analfabetos politicos.
        Coloquei um vídeo com a fala de Brecht e o texto para quem ainda não o leu e queira copia-lo. Vale à pena conhece-lo e refletir sobre as verdades colocadas em tão poucas linhas.





http://iurfeg.blu.livefilestore.com/y1poc8ZPE5giLAoeSoC5IpIl0i8iXHx1kD0hUsExBaNoOMSskJi6shBeeHl_phfJo13j6rd17ykQfpvNymHfy-2Vg


.

O Analfabeto Político
Berthold Brecht

.
O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
o preço do feijão, do peixe, da farinha,
do aluguel, do sapato e do remédio
dependem das decisões políticas.
O analfabeto político
é tão burro que se orgulha
e estufa o peito dizendo
que odeia a política.
Não sabe o imbecil que,
da sua ignorância política
nasce a prostituta, o menor abandonado,
e o pior de todos os bandidos,
que é o político vigarista,
pilantra, corrupto e o lacaio
das empresas nacionais e multinacionais. 
http://rainbowdivider.com/images/dividers/purplebar.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.