recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 23 de abril DE 2026 ||| 5ª feira ||| Dia de São Jorge e Ogum - Dia mundial do escoteiro - dia mundial do livro e do direito do autor e dia nacional do chorinho ||| "Um amigo sensato é um bem precioso.” (Homero) |||

Bem vindo

Bem vindo



Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016), foi um escritor, filósofo, professor, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notório escritor de romances, entre os quais "O nome da rosa" e "O pêndulo de Foucault". Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’espérez pas vous débarrasser des livres" (publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo", e no Brasil como "Não contem com o fim do livro"). [https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco]


sábado, 11 de julho de 2009

O Valor da Comunicação (Emílio Odebrecht/Folha de São Paulo)

Está otimo o artigo escrito pelo empresário Emílio Odebrecht para sua coluna na Folha de São Paulo, no último dia 5 de julho.

Fiquei de posta-la no mesmo dia, mas uma coisa e outra fizeram que com que não conseguisse encaixar esta ação no meu timing. Todavia não me esqueci dela. Fui lá, no arquivo das edições anteriores da FSP e resgatei o artigo para o blog, neste post.

No texto, Odebrecht aborda um assunto que é da maior importância para a vida corporativa das empresas, a comunicação. Vejamos uma frase do artigo:

  • [...] "Comunicação é mais que informação. A informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa."[...]

Outra frase importante que está lá:

  • [...] Dentre as tantas definições de comunicação, a que mais me agrada é a que diz que comunicar é influenciar e ser influenciado na busca do que é o certo. [...]

Acho que vou parar a apresentação do artigo por aqui senão vou transcreve-lo totalmente. Gostei muito, realmente, e o recomendo com toda segurança para os leitores que se interessem pela temática corporativa.



São Paulo, domingo, 05 de julho de 2009




http://www.digirolamo.com.br/images/emilio.jpg
EMÍLIO ODEBRECHT
O valor da comunicação

.......Há uma relação direta entre o desenvolvimento das pessoas e o crescimento das empresas onde estas pessoas trabalham. Uma coisa não acontece sem a outra. É o desenvolvimento das pessoas que impulsiona o crescimento das empresas e é o crescimento das empresas que estimula o desenvolvimento das pessoas. Esta associação, entretanto, só ocorre de forma eficaz quando há alinhamento entre líderes e liderados -nos planos cultural, estratégico, moral e psicológico.

.......O alinhamento cultural é o compartilhamento de crenças e valores e o domínio de uma linguagem comum, que confere à empresa unidade de pensamento e de ação. O alinhamento estratégico dá a todos clareza quanto ao rumo a seguir e assegura a líderes e liderados uma visão do futuro. O alinhamento moral e psicológico resulta do acordo entre aqueles que têm em comum o propósito de servir e permite o exercício da intuição e da coragem por quem tem que tomar decisões sem supervisão, como se sob supervisão estivesse.

.......A condição para que isso aconteça é a prática permanente da comunicação em todos os âmbitos.

.......Dentre as tantas definições de comunicação, a que mais me agrada é a que diz que comunicar é influenciar e ser influenciado na busca do que é o certo.

.......Ou seja: comunicação é via de mão dupla e se dá pelo diálogo direto pessoa a pessoa. O que se escreve nas atas e nos contratos é a ratificação do que ficou estabelecido na conversa.

.......A palavra falada serve para o conhecimento entre as pessoas, o alinhamento e a criação de relações de confiança entre líder e liderado e para que se chegue ao mais importante na tomada de uma decisão, que é o como e o porquê a decisão se deu.

.......A tecnologia da informação trouxe para as empresas meios que proporcionaram muitos ganhos em produtividade. Mas se a internet permite que mensagens sejam transmitidas em tempo real para qualquer lugar do mundo, agilizando processos, ela impõe também o desafio de se buscar a dosagem certa de seu uso -porque o e-mail não deve ser o refúgio de quem prefere fugir do confronto de ideias na base do olho no olho.

.......Comunicação é mais que informação. A informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa.

.......Nas empresas, a educação das pessoas será sempre fruto da prática da pedagogia da presença, o que significa que o líder deve oferecer a seu liderado tempo, presença, experiência e exemplos -comunicar-se, enfim, com vistas ao crescimento de ambos, tarefa impossível de ser bem feita somente à base de recados pela internet.


EMÍLIO ODEBRECHT escreve aos domingos nestacoluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.