recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 15 de abril DE 2026 ||| 4ª feira ||| Dia Mundial da arte ||| "Os espelhos são usados para ver o rosto; a arte para ver a alma". (George Bernard Shaw) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Arte é celebrado em 15 de abril e tem como objetivo destacar a importância da arte na sociedade, valorizando seu papel na criatividade, na expressão cultural e no desenvolvimento humano. A data foi instituída pela UNESCO, reconhecendo a arte como uma poderosa forma de comunicação universal, capaz de aproximar pessoas, culturas e gerações. Por que a arte é tão importante? A arte está presente em diferentes áreas da vida — da pintura à música, do teatro ao cinema — e desempenha funções essenciais, como: Estimular a criatividade e a imaginação; Promover o pensamento crítico e a reflexão; Preservar a identidade cultural dos povos; Contribuir para o bem-estar emocional e mental; Incentivar o diálogo entre diferentes culturas. Origem da data O dia 15 de abril foi escolhido em homenagem ao nascimento de Leonardo da Vinci, uma das figuras mais importantes da história da arte e símbolo do espírito criativo e multidisciplinar do ser humano. Pintor, cientista, inventor e pensador, Leonardo da Vinci representa a união entre arte e conhecimento, sendo um dos grandes ícones do Renascimento.




sábado, 25 de julho de 2009

Nossos momentos de perversidade existem... (Ensaio - New York Times)

Intrigante o texto do jornalista americano especializado em ciência e medicina, Benedict Carey, colocado sob a forma de ensaio, que capturei no caderno do New York Times que a Folha de São Paulo publica nas segundas feiras. O título é: "Quando a perversidade toma conta do cérebro"
Leiam só um trechinho do que ele escreveu:
  • [...] "argumenta um artigo publicado recentemente no periódico “Science”: “Existem perigos ocultos de toda espécie na vida social, em todo lugar onde olhamos; não apenas erros nos vêm à mente, mas os piores erros possíveis, e eles nos vêm à mente com facilidade”, disse o autor do artigo, Daniel M. Wegner, psicólogo em Harvard. “E o fato de a pior coisa possível vir à mente pode, sob algumas circunstâncias, aumentar a probabilidade de ela vir a se realizar.” [...]
É isso mesmo! O ensaio aborda um tema que está presente em todos nós humanos, sem exceção. Falo dos pensamentos perversos, maldosos, tenebrosos, criminosos e depravados que vez por outra nos ocorrem. Quem não os teve?
No mundo corporativo, que é a praia deste blog, a pergunta é simples:
- Quem nunca teve vontade de "estrangular" o chefe?
Pois é! Este é um pensamento perverso.
O que nos faz reprimi-los? É disto que trata o ensaio. Vamos antecipar só mais um pedacinho do texto para aguçar a curiosidade dos leitores que chegaram até aqui:

  • [...]"Os impulsos perversos parecem surgir quando as pessoas se concentram intensamente em evitar erros ou tabus específicos. A teoria é simples: para evitar dizer que um colega é hipócrita, o cérebro precisa antes imaginar justamente isso; a própria presença desse insulto catastrófico vai, por sua vez, aumentar as chances de o cérebro expressá-lo." [...]
Acho que já deu para chamar a sua atenção dos leitores do blog que se interessaram. Não percam a oportunidade. É um belo texto e sob certo aspecto raro porque são poucos aqueles que estão na batalha cotidiana que têm tempo de ler um jornal nas segundas feiras. É um prazer apresentar o artigo na Oficina de Gerencia.
 bouncing bullet - white


artigo do nytimes0001

newyorktimes

red and white 3d bar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.