30 DE ABRIL DE 2025 8 ||| 4ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DA MULHER ||| A DENGUE É UMA REALIDADE. NÃO DEIXE O MOSQUITO NOS VENCER. NÃO LHE DÊ ABRIGO. |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Mulher é celebrado anualmente em 30 de abril no Brasil. Esta data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Isso porque, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades predominantemente machistas e patriarcais. Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Dia Nacional da Mulher também lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto como mais uma data comercial. O combate ao sexismo, à misoginia e a todos os outros tipos de discriminações contra o gênero feminino é o alvo central dos debates que ocorrem neste dia.


Marco Túlio Cícero (em latim: Marcus Tullius Cícero, (106 – 43 a.C.) foi um advogado, político, escritor, orador e filósofo da gens Túlia da República Romana eleito cônsul em 63 a.C. com Caio Antônio Híbrida. Era filho de Cícero, o Velho, com Élvia e pai de Cícero, o Jovem, cônsul em 30 a.C., e de Túlia. Cícero nasceu numa rica família municipal de Roma de ordem equestre e foi um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga.

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Fatos históricos do dia 30 de setembro

1883 — A cidade de Mossoró torna-se a primeira cidade do Rio Grande do Norte a libertar os escravos cinco anos antes da Lei Áurea.


Clique na imagem para ler sobre Jack, o estripador

1888 — Num só dia, Jack o Estripador faz duas vítimas fatais em Londres.

1915 — Em Nova York, ocorre a primeira transmissão de rádio.

1921 — A França levanta as sanções econômicas contra a Alemanha, após o fim da 1ª Guerra Mundial.

1937 — O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento forjado citava uma conspiração comunista para tomar o poder.


1938 — Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália assinam o Acordo de Munique, pelo qual a Alemanha anexa a região de Sudetenland na Tchecoslováquia.

1942 — A Argentina rompe suas relações diplomáticas com a Alemanha.

1947 — Paquistão e Iêmen são admitidos como Estados-membros da ONU.

1957 — É criada a RFFSA (Rede Ferroviária Federal).

1968 — O Boeing 747 é lançado e exibido ao público pela primeira vez.

1981 — É abolida a pena de morte na França.

2013 — A MTV Brasil é extinta.

2014 — A rede social filiada ao Google, Orkut, é extinta.

Nascimentos


1917 — Chacrinha, apresentador de televisão brasileiro (m. 1988).

1924 — Truman Capote, escritor e jornalista norte-americano (m. 1984).

1935 — Johnny Mathis, cantor e compositor estadunidense.

1937 — Daniel Filho, ator, diretor e produtor brasileiro.

1997 — Max Verstappen, automobilista neerlandês.

Falecimentos

1955 — James Dean, ator estadounidense (n. 1931).

1968 — Sérgio Porto, escritor brasileiro (n. 1923).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.