19 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia de martin luther king ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo



Martin Luther King Jr. (nascido Michael King Jr.; Atlanta, 15 de janeiro de 1929 – Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968. King é amplamente conhecido pela aplicação do princípio da desobediência civil e da não violência à luta por direitos políticos, inspirado por suas crenças cristãs e pelo ativismo não violento de Mahatma Gandhi. King liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente se tornou o primeiro presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul (abreviado em inglês como SCLC). Como presidente da SCLC, ele liderou sem sucesso em 1962 a luta contra a segregação em Albany, e foi um dos participantes que organizaram os protestos não violentos de 1963 em Birmingham. King ajudou na organização da Marcha sobre Washington onde ele ditou seu famoso discurso "Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") aos pés do Memorial de Lincoln. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.)


quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Você tem noção do quanto é intolerante?

Você é intolerante?


A pergunta do título não é meramente didática para apresentar o post. É provocativa para que o leitor possa questionar a si mesmo sobre seu grau de intolerância. Por favor, não diga que está livre da intolerância porque não é verdade. Todos nós - mesmo que seja por momentos - somos intolerantes.

Neste momento o planeta vive, convive e assiste a demonstrações de intolerância, que não 
se via, historicamente, desde a perseguição dos judeus e minorias na Alemanha nazista da 2ª Guerra Mundial. 

O que são, a onda de agressões que sofrem as minorias no planeta ocasionando os movimentos antirracistas nos EUA, as correntes desesperadas de imigrantes que invadem a Europa, fugitivos das guerras e perseguições no seus países e rejeitadas (presas, espancadas, expulsas) pelos governos e sociedades de seus países, senão a imagem mais cruel da intolerância do espírito humano .A intolerância faz parte do (enorme) conjunto de "defeitos de fabricação" dos seres humanos. 

Na Wikipédia está escrito que:
  • " Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes." 
Em outros dicionários encontrei (na média) o seguinte: 
  • "Intolerante é aquele que não aceita atitude, crença, opinião etc. diferente da sua." 
Acho que basta. Afinal de contas todos sabem o que é ser um indivíduo intolerante. Alguns sinônimos: detestável, insuportável, intragável, antipático, discordante, dissonante, enjoado, irritante, mal-humorado.

Os campos de ação da intolerância são tão diversos quanto a natureza humana permite. São mais conhecidos a Intolerância Racial, a Religiosa, a Intolerância Humana, a Social, a Política e a Intolerância Comportamental. 

Voltaire se manifestou sobre a tolerância com a seguinte frase: «A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e de fraquezas.» E foram muitos os grandes pensadores que se posicionaram (e continuam ao longo dos tempos) contra a intolerância aliada ao preconceito.

Ultimamente as sociedades de forma geral têm se manifestado cada vez mais com arroubos de intolerância. A homofobia, o racismo, a condição social, as religiões e quase tudo que se possa colocar em posições contrárias de pensamentos e atitudes entre os seres humanos têm sido objetos de  exteriorização e revelação de intolerâncias.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmaalM7oHLZASpD5v-r7L9hXHtyKh7nKkX4A-d_D_WvCucXED7q7sDUezPUIMAUdB-12QTzXBRQiCP59j7wD3wijMFpvXcDmhliP1NQHWpi3fVs2w8tnXM22eLOVxYucR-4HjVJlDu5Sg/s1600/cicero_intolerancia.jpg
Por isso a pergunta do título é mais que pertinente: 
  • Você é intolerante? 
  • O quanto é intolerante? 
  • Quando é intolerante? 
  • Com quem é intolerante? 
  • Seus pais? Irmãos? Esposa e filhos? 
  • Colegas de trabalho? Subordinados? 
  • Pessoas humildes? 
  • Pessoas de cor da pele diferentes da sua? 
  • Pessoas com sexualidade ou religião diferentes da sua? 
A lista é tão infinita quanto se queira enfrentá-la. O importante é nos confrontarmos sempre que necessário quando o vírus da intolerância se manifestar em nós mesmos ou nas pessoas que nos são caras. 

Combater a intolerância permanentemente é a forma mais eficaz de nos livrarmos dela. Se há algo com o que devemos ser sempre intolerantes é a própria intolerância.

Trago o tema para o mundo corporativo e sou obrigado a reconhecer que ali, naquele ambiente de estresses, cobranças por resultados, disputas de egos e de relações entre chefes e subordinados o terreno é fértil para o cultivo e a prática das intolerâncias. 

Costumo orientar as pessoas que trabalham comigo que a intolerância é "filha da arrogância e irmã da vaidade e do orgulho". Se estivermos atentos não daremos espaço a elas. São como disse acima, defeitos da própria condição humana, imperfeições de nossa origem neste planeta e para eliminá-las temos que saber praticar a tolerância, respeitar os contrários, absorver as diferenças e principalmente compreender o nosso semelhante e aceitá-lo em nossa convivência. 

Abaixo está uma notável animação em vídeo de curta metragem que trata exatamente da intolerância e dos males que ela intrinsecamente provoca. Sugiro que o assistam.





O tema abordado no vídeo é a intolerância entre as pessoas. O curta tem como herói da história um personagem que acorda depois de um longo sono, no final da última era glacial. Seu raciocínio não é algo que deva ser invejado, mas mesmo assim esse personagem é capaz de iniciar e realizar algo grandioso...

O filme curta-metragem animado "Tolerantia", foi inteiramente criado em 2008 por Ivan Ramadan, incluindo: produção, direção, roteiro, edição, animação, som e pós-produção.

Nascido e criado na Bósnia, em meio a um ambiente devastado pela guerra, Ivan encontrou na magia da animação a expressão de todo o seu talento artístico.

Tolerantia" foi o primeiro curta-metragem de animação 3D produzido na Bósnia e Herzegovina. O filme foi premiado com o "Heart of Sarajevo", prêmio de melhor curta-metragem no 14º Festival de Cinema de Sarajevo. Ganhou o Prix UIP, prêmio que o indicou automaticamente para European Film Academy Awards 2008. O filme já foi exibido em cerca de 30 festivais ao redor do mundo até o momento, recebendo diversos prêmios.

Para saber mais sobre esse filme curta-metragem animado e seu criador visite: http://en.wikipedia.org/wiki/Tolerantia

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos." Mahatma Gandhi 


animated gifEste post foi originalmente publicado em 2014  e 2016 aqui no blog. Resolvi editá-lo por conta do que estamos assistindo na TV todos os dias.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.