19 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia de martin luther king ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo



Martin Luther King Jr. (nascido Michael King Jr.; Atlanta, 15 de janeiro de 1929 – Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968. King é amplamente conhecido pela aplicação do princípio da desobediência civil e da não violência à luta por direitos políticos, inspirado por suas crenças cristãs e pelo ativismo não violento de Mahatma Gandhi. King liderou em 1955 o boicote aos ônibus de Montgomery e posteriormente se tornou o primeiro presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul (abreviado em inglês como SCLC). Como presidente da SCLC, ele liderou sem sucesso em 1962 a luta contra a segregação em Albany, e foi um dos participantes que organizaram os protestos não violentos de 1963 em Birmingham. King ajudou na organização da Marcha sobre Washington onde ele ditou seu famoso discurso "Eu Tenho um Sonho" (em inglês: "I Have a Dream") aos pés do Memorial de Lincoln. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.)


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Maçonaria na História - José Bonifácio, Patriarca da Independência.

Com este artigo, a Oficina de Gerência está inaugurando uma nova série de posts: "Maçonaria na História".
Tenho alguns posts na Oficina de Gerência que tratam de temas ligados à maçonaria. Um deles é "D.Pedro era maçon e seu cognome era Guatimozin". Esta postagem é uma das mais vistas no blog  com mais de 30.000 visitas. Sendo maçom e conhecendo o interesse que a maçonaria desperta decidi produzir a série. 

Serão, de preferência, artigos originais escritos por Irmãos Maçons do Oriente de Brasília e dirigidos para o público em geral e em linguagem comum, fora dos jargões maçônicos. Dependendo da aceitação trarei também artigos sobre outros temas da  história universal ligados à maçonaria tais como a "Independencia dos Estados Unidos", A "Revolução Francesa", as "Conquistas de Simon Bolívar", a "Inconfidência Mineira" e muitos, muitos outros.

Quem inaugura a série é o brilhante escritor maçom José Magela do Nascimento, maçom filiado ao Grande Oriente do Distrito Federal; meu amigo e Irmão na Ordem e cuja apresentação está ao final do post. 

Ele escreveu um texto sobre José Bonifácio de Andrada e Silva. Personagem destacado da História do Brasil e um dos mais ilustres brasileiros cuja importância maior está ligada à Independência do Brasil. Foi um homem que apesar do destaque que tem, ainda não teve a sua importância e valor reconhecidos na história brasileira. 

Espero que os leitores da Oficina de Gerência apreciem o texto e conheçam um pouco mais da historia da maçonaria.

Boa leitura.

http://lh5.ggpht.com/_57_O_gvstlc/SGuEJwBWQCI/AAAAAAAAI4s/h0YWvpIiEgU/barraglitRoyal.gif

José Bonifácio de Andrada e Silva

A Maçonaria Brasileira e o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, O Personagem da História.

"A história é feita de fatos, os fatos são ações de pessoas e as  pessoas dessas ações se tornam personagens da história" 
(Autor José Magela do Nascimento)*

Quando se abordam fatos históricos e neles estão inseridos personagens de relevo que pertenceram à Ordem Maçônica, há uma curiosidade maior sobre esses vultos. Isso se dá em razão de se pensar poder, por intermédio desses personagens históricos, conhecer o que vem a ser a Maçonaria e seus mistérios. Esse aspecto não se restringe apenas aos leitores brasileiros; o interesse sobre a Instituição Maçônica e os membros dos seus quadros de ontem e de hoje, povoa o imaginário das pessoas em todos os países onde a Maçonaria foi ativa e mantém-se atual .

Este texto é destinado  a um blog que tem como foco a gestão e a gerência destina-se a presumidos líderes e vamos então, conforme apresentação do título, trazer para os leitores  um grande líder brasileiro, maçom destacado, que circulou pelo poder desde a Coroa Portuguesa, passando pelo primeiro e segundo Impérios do Brasil, além de ter ocupado cargos de relevância na monarquia em Portugal. O Patriarca da Independência do Brasil, José Bonifácio.

José Bonifácio - Maçom
No jargão das exaltações, podemos dizer sem medo de errar que José Bonifácio, foi um homem à frente do seu tempo. A ele se atribui uma gama de feitos registrados nos livros de história. Com forte presença e atuação nas áreas das Ciências, Química, Mineralogia e Metalurgia. Nos seus estudos de mineralogia catalogou entre eles o da petalita, que em 2008 foi usado para tornar os fornos de micro-ondas econômicos e eficientes. James Dana, cientista norte-americano em 1868, batizou a descoberta de um mineral com o nome de andradita, em homenagem ao brasileiro José Bonifácio de Andrada.

Nosso Patriarca, é considerado o primeiro mineralogista das Américas. Fez parte de várias Academias e Sociedades de Ciências na Europa. Um brasileiro cosmopolita, homem das letras e das ciências, pequeno de estatura e grande nas ações.

O maçom José Bonifácio de Andrada, foi o primeiro Grão-Mestre Geral, do Grande Oriente do Brasil, instituição fundada em 17 de junho de 1822, tendo em seguida passado à administração do GOB para o recém iniciado na Ordem Maçônica, ninguém mais ninguém menos que o próprio Imperador, D. Pedro I, a época ainda Príncipe Regente. Ato este que objetivou entregar os destinos da Maçonaria brasileira nas mãos do Príncipe, para que ele seguisse o que há muito já havia sido decido dentro das lojas maçônicas, efetivar a independência do Brasil da Coroa Portuguesa. José Bonifácio, voltou a ocupar o cargo de Grão-Mestre Geral da Maçonaria brasileira de 1831 a 1837.

O movimento político para independência do Brasil da Coroa de Portugal já existia nas lojas maçônicas brasileiras, mas a entrada do Príncipe Regente para Maçonaria, foi um facilitador desse processo. Aqui cabe o registro de que a época, não existia partido político no Brasil. Então, as lojas maçônicas, foram o vetor político desse processo, uma vez que em seus quadros estavam todas as elites brasileiras, o clero, os intelectuais, militares, fazendeiros e donos de engenhos, etc. e todos queriam a independência do Brasil de Portugal. Uns desejavam que após a independência, de imediato houvesse no Brasil, a implantação de uma república no modelo americano. 

Esse grupo de maçons que queriam esse sistema de governo, eram liderados por Joaquim Gonçalves Ledo, mas isso tinha um complicador, a implantação de um sistema republicano naquele momento, poderia levar a desintegração do território brasileiro. Tanto ontem quanto hoje, a cobiça por nossas riquezas era grande e o risco de isso ter acontecido era real.

José Bonifácio de Andrada como os demais, queria essa independência e por ela lutou brava e fervorosamente, porém de forma a manter a monarquia dentro de um regime constitucional, ou seja, a monarquia com poderes limitados. Seu objetivo era além da independência, o de manter a integralidade territorial brasileira intacta e assim, conseguiu.

O maçom José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência do Brasil, foi um homem de grandes virtudes, intelectuais e morais, rejeitou todos os títulos de nobreza que o Imperador lhe ofertou, inclusive o de Marques. O líder maçom e político que foi, ficou para sempre na história do Brasil e do mundo, quando deixou este plano terrestre no dia 06 de abril de 1838. 


Fontes consultadas:  "1822" (Laurentino Gomes) e "Amo a verdade, procuro-a" (João Guimarães)


O autor - José Magela do Nascimento
Oficial da reserva remunerada da Polícia Militar do Distrito Federal. Bacharel em Teologia. Pós-graduado em História e Filosofia.
Presidente da Academia Maçônica de Letras do Distrito Federal e membro efetivo da Academia de Letras de Brasília, 
Cargos exercidos na Maçonaria do DF:
Venerável Mestre, 
Presidente da Assembleia Distrital Legislativa Maçônica (ADLM)
Orador da ADLM (atualmente)
Autor dos livros: "Almanaque do Impeachment" e "Crônica de uma Agonia". 


http://www.hellasmultimedia.com/webimages/lines-htm/lines/bar3.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.