19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

O Caminho das Estrelas... das suas estrelas (com Fernanda Montenegro)


A chamada ao lado não é exagero.
Considero este vídeo uma preciosidade de colecionador. É a interpretação forte e marcante da eterna Fernanda Montenegro quem dá vida ao texto magnífico cujo autor desconheço.
A mensagem é maravilhosa. Um "gift" aos amigos da Oficina de Gerência. Coloco-o entre os melhores vídeos que já publiquei aqui, no blog.
Não foi fácil encontrar a degravação do vídeo, mas ela está disponível para quem a queira guardar e reler. Gosto mais do vídeo.
Três pedacinhos do texto só para aguçar a curiosidade dos leitores:

  • "A vida corre. É o ritmo dela, mas a gente precisa saber fazer a nossa hora, é o detalhe que faz a diferença. Ouse, procure descobrir a delicia dos detalhes, vamos no caminho das estrelas, da nossa estrela."
  • " Pare para pensar um pouco: quantos sentimentos você escondeu pelo caminho? Tudo bem, é a vida. Mas pode ter certeza de que tudo isso ficou em algum canto, apertado nesse canto "
  •  "Imagine que você está permitindo uma revolução interior, uma aventura, assuma um personagem, permita-se. Invada sua razão. Nós sempre fazemos o mais dificil e acabamos nos confundindo no trivial."
Incrivelmente o vídeo não foi muito acessado no Youtube. Certamente que Fernanda Montenegro interpretando um texto inteligente não é material "viral" na internet. Espero que eu tenha acertado ao colocá-lo aqui. Pessoalmente não tenho dúvidas. É você meu caro leitor do blog?



 
 "Como frutos da terra, os minerais, vegetais e os animais não tem fim, sempre se transformam, em cada momento produzem novas descobertas. Os antigos diziam que cada coisa é uma miniatura do universo. O homem é uma dessas miniaturas, e como tal, recebe influências de todas as outras coisas.   Os cristais por exemplo, tem significado ao longo da história, o símbolo de um poder mágico. Magia ou encantamento, o certo é que seduzem. Pode parecer muito estranho essa história de falar em miniaturas do universo. Os cristais: a questão é assim como os cristais que levam milênios para chegar a uma forma, nós, chamados seres humanos, às vezes levamos uma vida inteira para perceber que a transformação é fundamental.
   Não é fácil, o dia-a-dia consome a gente de tal forma que deixamos muita coisa passar. Hoje você está num navio rumo ao infinito, essa é a sensação mesmo que fica. Pois imagine que antigamente a única coisa que orientava os navegadores eram as estrelas. O céu era o companheiro, o rumo, hoje é tudo diferente: bússolas, tecnologia moderna. Só uma coisa não mudou; as estrelas ainda podem nos indicar o caminho, o caminho interior.

   Hoje a proposta é se redescobrir, reconhecer o caminho das estrelas. O corre-corre, a confusão o dia-a-dia deixa a gente
muito enlouquecido. O mercado é muito competitivo, mas todos que estão aqui conseguiram superar muitos obstáculos. Cada um fez da batalha do dia-a-dia, uma vitória, em casa ou no trabalho. Cada um teve de conquistar seu espaço, nos caminhos onde grandes parceiros se encontraram.

   É hora de comemorar nossa parceria. Fazer com que a parceira de todos os nossos dias participe de mais uma vitória. As estrelas nos dão o caminho porque lá no fundo, elas alimentam a nossa esperança, nos dão a certeza de que nada será em vão. Que tal buscar novos sabores? Temos tudo, sabemos muito, mas ainda é muito pouco.

   Pare para pensar um pouco: quantos sentimentos você escondeu pelo caminho? Tudo bem, é a
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCU4SuhFsOJw4SAIDBmjIAzF4Xxewh2ebZihkpU4S3uH7-uF6xBA11X23v_E9IPHZUc6wYPwR6ZfoZ1zaBr96qXjOfvQRZ60t8cGYD1TFuPodQmGtibBBzXeZxrfloFkWtFI8UwT_7_mT5/s1600/%C3%A9+sempre+hora+de+mudar+e+reinventar-se.jpgvida. Mas pode ter certeza de que tudo isso ficou em algum canto, apertado nesse canto. Em nosso corpo moram as nossas as nossas dores e as nossas alegrias e a gente acaba não prestando atenção, vamos nos acostumando com tudo e perdendo a capacidade de se admirar com as coisas do mundo. O tempo passa rápido demais, não tem volta.

   Aprendemos a ser uma máquina que faz e acontece mas às vezes essa máquina tem 
uma função 
muito cruel, nos distrair da tarefa de sermos felizes, de sermos nós mesmos. Nós esquecemos que a mesma máquina que consegue modificar o mundo, inovar, fazer dinheiro, essa máquina tem que se alimentar de felicidade. Quantas vezes você se deixou ser feliz? Ter medo, rir, chorar de alegria?

   É que a vida passa e a gente nem percebe a diferença erm cumprir tarefas ou
saboreá-las. Mexa no arquivo de sua memória. Quantas vezes seu filho, seu companheiro de trabalho pediram apenas uma palavra amiga, e você nem percebeu. Quantos momentos com seu marido, sua mulher, poderiam ter sido inesquecíveis e foram perdidos só por falta de atenção.
Tanta coisa passando e não volta. O tempo definitivamente não pára. A gente é que precisa se dar o direito de aproveitar cada momento; embarcar em aventuras interiores, deixar cair a armadura. Vamos procurar saber o que nos faz sentido; se diverte, vai pra cama e faz a festa ou vai pra festa e faz a cama. Quem não sonha? Quem consegue ter certezas? Tenta esquecer o seu racional, use o poder da sua emoção.   A vida corre. É o ritmo dela, mas a gente precisa saber fazer a nossa hora, é o detalhe que faz a diferença. Ouse, procure descobrir a delicia dos detalhes, vamos no caminho das estrelas, da nossa estrela. O desafio é encontrar a estrela que ficou perdida no meio da nossa estrada. Você terá uma nova rotina, novas sensações, novos carinhos. Podemos tudo.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgX-ipdgz-SfBVWx0ZkEjs9u27lKmFBdg4CKh_Tr-Uv9g1I1-nJLXZF1_aCoYTJweMvYb9O58f622D3HQS6HiXloZ01dZGNtvJFgNdfaVuIeORLuzjPHKzdkzT-BA1wFLvEIOE9jiwRWP5-/s1600/252758_418848284827126_1055214668_n.jpg   Imagine que você está permitindo uma revolução interior, uma aventura, assuma um personagem, permita-se. Invada sua razão. Nós sempre fazemos o mais dificil e acabamos nos confundindo no trivial. Sintonize o equilibrio, ouça a voz que vem do seu coração, estamos num caminho que só cada um de nós pode traçar. É o nosso caminho das estrelas.

   O champagne faz o brinde, as estrelas nos convidam a selar uma nova aventura, e o cristal vai para o mar. Os cristais sempre tomam e devolvem energias. Transporte para o cristal tudo o que não tem sentido na sua vida, aperte forte e jogue ao mar. Hora de zerar; hora de usar a coragem e o despreendimento para se livrar do velho. O cristal é simbolo da renovação, e todos estão prontos para fazer o caminho das estrelas..."




Este post foi publicado originalmente em 2016 Trago-o novamente ao blog como uma mensagem de fé que podemos, nós seres humanos, nos renovarmos sempre que quisermos e não apenas fazer parte da multidão que (apenas) promete vida nova no ano novo.

Um comentário:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.