19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prêmio IgNobel? Já ouviu falar dele? Não? Pois ele existe!

http://www.improbable.com/ig/2009/images/Ketterle-Bodnar-Pamuk-Krugman-400pix.gif
Ig Nobel Prize Winner Dr. Elena Bodnar demonstra sua invenção (um sutiã que pode converter rapidamente em um par de máscaras de proteção) assistido por ganhadores do Prêmio Nobel Wolfgang Ketterle (esquerda), Orhan Pamuk, e Paul Krugman (direita).

Clique para aumentar
O
s "galardões" considerados as antíteses dos prêmios Nobel são atribuídos todos os anos às investigações que não podem, ou não devem, ser repetidas. Esses prêmios são chamados de IgNobel e são de responsabilidade da revista humorística Improbable Research. (Pesquisa Improvável). O principio é o mesmo do prêmio "Framboesa de Ouro" que é uma paródia do Oscar para "premiar" os piores filmes de cada ano.
.
A idéia central é fazer humor e ao mesmo tempo provocar uma reflexão sobre as bobagens que o ser humano é capaz de produzir pensando que está fazendo algo útil e vantajoso.
Em 2011 os prêmios foram distribuídos em dez categorias diferentes, a saber: Fisiologia, Química, Medicina, Psicologia, Literatura, Biologia, Física, Matemática, Paz e Segurança Pública.
.
Entre outros veículos da mídia, a Folha de São Paulo - veja imagem ao lado - publicou reportagem bem-humorada e não é para menos...  Existem maluquices para todos os gostos.  Imagine um cientista "pesquisar", em uma universidade canadense, um besouro macho tentando fazer sexo com uma garrafa de cerveja – tentou com tanto vigor que acabou morrendo. O episódio foi o tema da pesquisa de Darryl Gwynne e David Rentz e recebeu o "prêmio" na categoria Biologia.. 
.
É cada “pesquisa”mais maluca que a outra. Imagine que o prêmio IgNobel da Medicina 2011 foi para diversos investigadores que estudaram o processo de decisão quando se sente necessidade de urinar, tendo concluído que, em alguns casos, a decisão é mais acertada, e que, noutros, a decisão é mais sujeita a erro. Os artigos foram publicados pelas revistas Physiological Science e Neurology and Urodynamics. Pode uma coisa dessas?
.
Abaixo estão os cartoons publicados pela Folha para ilustrar sua reportagem e que resolvi reproduzir aqui para "causar espanto" aos leitores ao conhecer os "prêmios" e ao mesmo tempo saber que cada uma dessas pesquisas, com as exceções como o IgNobel da Paz, recebeu recursos de alguma universidade e foi publicado em revistas especializadas. Pode acreditar que é verdade! 

O premio IgNobel da Paz, por exemplo, foi atribuído ao prefeito de Vilnius, na Lituânia, Arturas Zuokas, para demonstrar que o problema de carros de luxo estacionados ilegalmente pode ser resolvido executando-as com um tanque blindado (veja abaixo):
.
Irritado com um motorista que estacionou o carro em uma ciclofaixa, o prefeito de Vilnius (Lituânia), Arturas Zuokas, de 43 anos, passou por cima do veículo, um Mercedes-Benz S-Class, com um blindado, segundo o site de notícias lituano “15min”.
Motorista de Mercedes havia estacionado em ciclofaixa.



Clique no logotipo e visite o site Folha.com
Clique na imagem acima e conheça o texto que está na Folha de São Paulo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Quer rir mais ainda? Clique aqui e veja todos os vencedores do IgNobel desde 1991 até 2010. É imperdível.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.