16 DE JULHO DE 2024 - 3ª FEIRA - DIA DE N. S. DO CARMO - PADROEIRA DO RECIFE



O Dia de Nossa Senhora do Carmo festeja-se a 16 de julho. Nossa Senhora do Carmo é um título atribuído à Virgem Maria. Este dia celebra-se a 16 de julho, pois em 1251, ocorreu a aparição de Nossa Senhora em Cambridge, Inglaterra. Nossa Senhora também é apelidada de Nossa Senhora do Monte do Carmelo em referência ao convento construído em sua honra no Monte Carmelo, em Israel. Este lugar sagrado do Antigo e Novo Testamento foi onde o Profeta Elias evidenciou a existência de Deus. Nossa Senhora do Carmo O significado de Carmelo é "vinha do Senhor", visto que em hebraico "carmo" significa vinha e "elo" significa senhor. Nossa Senhora do Carmo apresenta o Escapulário do Carmo, que simboliza a ação de estar ao serviço de Deus. Ela é a padroeira da Ordem do Carmo, do Chile e do estado de Pernambuco.

Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 30 de outubro de 2011

Câncer de Lula vai ajudar na consciência contra fumo e álcool.

A

notícia já está correndo mundo. O ex-presidente da República Lula está com um câncer na laringe e vai se submeter a um tratamento com quimioterapia. 

Meu comentário aqui é para - tanto quanto milhões de outros brasileiros e pessoas do mundo inteiro - solidarizar-me com Lula. Seja por humanidade obviamente, mas também pelo respeito que tenho por ele independentemente de quaisquer outras circunstâncias.

Lula é um brasileiro de destaque no planeta. Respeitado como líder mundial e um político que sabe falar a linguagem do povão. Isso é mito raro. Apesar de não ler na sua cartilha ideológica não posso me furtar de dizer que o admiro. Espero que ele consiga se curar dessa doença tão grave.

Entretanto, tão importante quanto a notícia de sua doença é a especulação sobre ela que considero positiva. O câncer na laringe provocado por excesso de fumo e álcool incide sobre um numero grande de pessoas, homens na maioria, que não conseguem parar com esses hábitos deletérios mesmo sabendo dos riscos que correm. 

Acho que a doença do ex-presidente e a sua popularidade vão contribuir para melhorar o nível de consciência dessas pessoas e fazê-las repensar sobre suas formas de cuidar da saúde.

Para ilustrar o post coloquei dois vídeos. O primeiro mostra Lula em seu 66º aniversário agradecendo às felicitações que recebeu pelo Twitter. Observem que a sua rouquidão está acima da habitual. Pouco depois ele descobriria o câncer.

No vídeo seguinte, uma reportagem do Jornal da Band, o médico que o atendeu dá algumas explicações sobre a doença e o tratamento do ex-presidente.

Ao final, reproduzi uma matéria do site "Minha Vida" sobre câncer de laringe cuja leitura recomendo a todos.
  •  


O que é câncer de laringe?

http://images3.minhavida.com.br/saude/Content/images/logos/logoMinhaVida.gif
Clique e conheça o site
O câncer de laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2% de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na corda vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica (ou seja, localizam-se acima das cordas vocais). 

Fatores de risco

Há uma nítida associação entre a ingestão excessiva de álcool e o vício de fumar, com o desenvolvimento de câncer nas vias aerodigestivas superiores. O tabagismo é o maior fator de risco para o desenvolvimento do câncer de laringe.
Quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o câncer supraglótico. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor primário na área de cabeça e pescoço.

Sintomas

O primeiro sintoma é o indicativo da localização da lesão. Assim, odinofagia (dor de garganta) sugere tumor supraglótico e rouquidão indica tumor glótico e subglótico.
O câncer supraglótico geralmente é acompanhado de outros sinais e sintomas como a alteração na qualidade da voz, disfagia leve (dificuldade de engolir) e sensação de um "caroço" na garganta.
Nas lesões avançadas das cordas vocais, além da rouquidão, pode ocorrer dor na garganta, disfagia e dispneia (dificuldade para respirar ou falta de ar).

Tratamento

O tratamento dos cânceres da cabeça e pescoço pode causar problemas nos dentes, fala e deglutição. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a possibilidade de o tratamento evitar deformidades físicas e problemas psicossociais.
Além dos resultados de sobrevida, considerações sobre a qualidade de vida dos pacientes entre as modalidades terapêuticas empregadas são muito importantes para determinar o melhor tratamento.
Entretanto, mesmo em pacientes submetidos à laringectomia total, é possível a reabilitação da voz através da utilização de próteses fonatórias tráqueo-esofageanas.
De acordo com a localização e estágio do câncer, ele pode ser tratado com cirurgia e/ou radioterapia e com quimioterapia associada à radioterapia, havendo uma série de procedimentos cirúrgicos disponíveis de acordo com as características do caso e do paciente.
Em alguns casos, com o intuito de preservar a voz, a radioterapia pode ser selecionada primeiro, deixando a cirurgia para o resgate quando a radioterapia não for suficiente para controlar o tumor.
A associação da quimio e radioterapia é utilizada em protocolos de preservação de órgãos, desenvolvidos para tumores mais avançados. Os resultados na preservação da laringe têm sido positivos. Da mesma forma, novas técnicas cirúrgicas foram desenvolvidas permitindo a preservação da função da laringe, mesmo em tumores moderadamente avançados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.