23 DE ABRIL DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| DIA DE SÃO JORGE |||

Bem vindo

Bem vindo

São Jorge (entre 275 e 280 — 23 de abril de 303), também conhecido como Jorge da Capadócia e Jorge de Lida foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no Catolicismo, na Igreja Ortodoxa, bem como na Comunhão Anglicana. É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos catorze santos auxiliares. No cânon do Papa Gelásio (496 d.C.), São Jorge é mencionado entre aqueles que “foram justamente reverenciados pelos homens e cujos atos são conhecidos somente por Deus”. Considerado um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro – a primeira é a data de sua morte, e a segunda, a data da consagração da igreja dedicada a ele em Lida (Israel), na qual se encontram sua sepultura e suas relíquias. A igreja de São Jorge em Lida foi erguida a mando do imperador romano Constantino. (Wikipédia)


George Gordon Byron, 6.º Barão Byron FRS (Londres, 22 de janeiro de 1788 – Missolonghi, 19 de abril de 1824), conhecido como Lord Byron, foi um poeta britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os extensos poemas narrativos Don Juan, A Peregrinação de Childe Harold e o curto poema lírico She Walks in Beauty. Byron é considerado um dos maiores poetas britânicos, e permanece vastamente lido e influente. Ele percorreu toda a Europa, especialmente Itália, onde viveu durante sete anos. No fim da vida, Byron juntou-se à Guerra de independência da Grécia contra o Império Otomano, motivo pelo qual muitos gregos reverenciam-no como um herói nacional. Morreu aos trinta e seis anos de idade de uma febre contraída em Missolonghi.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conheça a História - 1ª Guerra Mundial


É com muita alegria que retomo as postagens da série "Minuto do Século" interrompida tempos atrás aqui na Oficina de Gerência. São diversos vídeos que já publiquei no blog sempre com muita aceitação por parte dos internautas. 

Entre aquelas já postadas (clique aqui) estão assuntos como: "Martin Luther King", "Ataque a Pearl Harbour", "Lawrence das Arábias" e "Guerra Civil Espanhola". 
 
Além dos vídeos - uma sensacional coleção que a revista “Caras” distribuiu aos assinantes há alguns anos - coloco algumas imagens referentes ao tema, publico textos e recomendo links para quem se interessar em prosseguir lendo sobre a matéria.


Esta série é uma daquelas que me dá mais prazer em produzir. Seja porque os vídeos têm uma excepcional qualidade e principalmente porque em simples um minuto conseguem passar um arco de informações que deixa o espectador informado e principalmente curioso para saber mais sobre os principais aspectos do tema abordado.
 Abaixo, além do vídeo, estão imagens e fotografias sobre a 1a. Guerra Mundial. Vale a pena assisti-lo.  

(clique sobre a imagem e leia, na Wikipédia, sobre a 1ª Guerra Mundial)
mapa da 1ª guerra mundial
A Primeira Grande Guerra
No dia 10 de agosto de 1914, a França declarou guerra ao Império Austro-Húngaro dando início a Guerra.


O vídeo abaixo é parte da série "O Minuto do Século" que foi produzida pela revista "Caras" e distribuída há alguns anos. Consegui retira-los do CD-ROM que acompanhava a revista e os estou publicando no blog sob o título "Minuto do Século". (Clique no link para ver os posts anteriores da mesma série)..




[...] "O período anterior à Guerra foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista. As grandes potências imperialistas européias se envolviam em conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre territórios Afro-asiáticos. O neocolonialismo, também denominado como “a partilha afro-asiática” foi um processo desigual, que implicou no predomínio de ingleses e franceses sobre as novas áreas conquistadas. O nacionalismo, que havia se fortalecido ao longo do século XIX, foi um dos fatores utilizados pelas nações européias junto as suas populações, aguçando o sentimento de superioridade. Os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX e que estão relacionados a I Guerra Mundial foram o pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês." [...] (Para ler o texto na íntegra clique no logotipo da HistóriaNet abaixo).


 
.


Um comentário:

  1. Gato Guga (Carlos Lima)quarta-feira, 19 outubro, 2011

    Valioso amigo Herbert,
    Também gosto muito de ler e conhecer sobre história e especialmente sobre os conflitos, como guerras. Acho fascinante o lado estratégico das batalhas.
    Sem palavras para agradecer a homenagem ao gatoguga pela imagem alusiva ao meu Tricolor do Arruda, que não demora e estará derrotando o meu tricolor no Morumbi.
    Pena que a virtualidade impeça de conhecer pessoalmente uma pessoa única, como é você.
    Abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.