19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Conheça a História - 1ª Guerra Mundial


É com muita alegria que retomo as postagens da série "Minuto do Século" interrompida tempos atrás aqui na Oficina de Gerência. São diversos vídeos que já publiquei no blog sempre com muita aceitação por parte dos internautas. 

Entre aquelas já postadas (clique aqui) estão assuntos como: "Martin Luther King", "Ataque a Pearl Harbour", "Lawrence das Arábias" e "Guerra Civil Espanhola". 
 
Além dos vídeos - uma sensacional coleção que a revista “Caras” distribuiu aos assinantes há alguns anos - coloco algumas imagens referentes ao tema, publico textos e recomendo links para quem se interessar em prosseguir lendo sobre a matéria.


Esta série é uma daquelas que me dá mais prazer em produzir. Seja porque os vídeos têm uma excepcional qualidade e principalmente porque em simples um minuto conseguem passar um arco de informações que deixa o espectador informado e principalmente curioso para saber mais sobre os principais aspectos do tema abordado.
 Abaixo, além do vídeo, estão imagens e fotografias sobre a 1a. Guerra Mundial. Vale a pena assisti-lo.  

(clique sobre a imagem e leia, na Wikipédia, sobre a 1ª Guerra Mundial)
mapa da 1ª guerra mundial
A Primeira Grande Guerra
No dia 10 de agosto de 1914, a França declarou guerra ao Império Austro-Húngaro dando início a Guerra.


O vídeo abaixo é parte da série "O Minuto do Século" que foi produzida pela revista "Caras" e distribuída há alguns anos. Consegui retira-los do CD-ROM que acompanhava a revista e os estou publicando no blog sob o título "Minuto do Século". (Clique no link para ver os posts anteriores da mesma série)..




[...] "O período anterior à Guerra foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista. As grandes potências imperialistas européias se envolviam em conflitos pelo controle das matérias-primas e dos mercados mundiais, principalmente sobre territórios Afro-asiáticos. O neocolonialismo, também denominado como “a partilha afro-asiática” foi um processo desigual, que implicou no predomínio de ingleses e franceses sobre as novas áreas conquistadas. O nacionalismo, que havia se fortalecido ao longo do século XIX, foi um dos fatores utilizados pelas nações européias junto as suas populações, aguçando o sentimento de superioridade. Os principais movimentos nacionalistas que se desenvolveram na Europa no início do século XX e que estão relacionados a I Guerra Mundial foram o pan-eslavismo, o pangermanismo e o revanchismo francês." [...] (Para ler o texto na íntegra clique no logotipo da HistóriaNet abaixo).


 
.


Um comentário:

  1. Gato Guga (Carlos Lima)quarta-feira, 19 outubro, 2011

    Valioso amigo Herbert,
    Também gosto muito de ler e conhecer sobre história e especialmente sobre os conflitos, como guerras. Acho fascinante o lado estratégico das batalhas.
    Sem palavras para agradecer a homenagem ao gatoguga pela imagem alusiva ao meu Tricolor do Arruda, que não demora e estará derrotando o meu tricolor no Morumbi.
    Pena que a virtualidade impeça de conhecer pessoalmente uma pessoa única, como é você.
    Abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.