||| 06 de junho DE 2026 ||| sábado ||| dia nacional do teste do pezinho ||| “Felicidade é nada mais que boa saúde e memória ruim”― Albert Schweitzer |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Teste do Pezinho é celebrado anualmente em 6 de junho no Brasil. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a importância deste exame simples, rápido e fundamental para a saúde dos recém-nascidos. Instituída pela Lei nº 11.605, de 5 de dezembro de 2007, a data reforça a relevância da triagem neonatal para a identificação precoce de doenças que podem comprometer o desenvolvimento infantil. Graças ao Teste do Pezinho, milhares de crianças podem receber diagnóstico e tratamento antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas, aumentando significativamente as suas possibilidades de crescimento saudável e qualidade de vida. O que é o Teste do Pezinho? O Teste do Pezinho é um exame de triagem neonatal realizado através da coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê. O sangue é colocado em um papel-filtro e encaminhado para análise laboratorial. O exame permite identificar precocemente diversas doenças que podem afetar o crescimento, o desenvolvimento neurológico e até colocar a vida da criança em risco. O nome "Teste do Pezinho" surgiu justamente porque a coleta é feita por meio de uma pequena picada no calcanhar do recém-nascido. Apesar de simples e rápida, essa pequena amostra de sangue pode fazer uma enorme diferença na prevenção de complicações graves e na garantia de um futuro mais saudável para a criança. Quando o exame deve ser realizado? O Ministério da Saúde recomenda que o Teste do Pezinho seja feito preferencialmente entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. A realização dentro desse período é fundamental para que eventuais alterações sejam identificadas rapidamente e o tratamento seja iniciado o mais cedo possível. Doenças que podem ser identificadas Ao longo dos anos, o Programa Nacional de Triagem Neonatal ampliou o número de doenças rastreadas pelo exame. Entre as condições que podem ser detectadas estão: • Fenilcetonúria; • Hipotireoidismo congênito; • Doença falciforme e outras hemoglobinopatias; • Fibrose cística; • Hiperplasia adrenal congênita; • Deficiência de biotinidase. O diagnóstico precoce permite iniciar tratamentos específicos antes que ocorram sequelas ou complicações irreversíveis.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Lev Nikoláievitch Tolstói, também conhecido em português como Liev, Leão, Leo ou Leon Tolstói; Governorado de Tula, 9 de setembro de 1828 – Astapovo, 20 de novembro de 1910) foi um escritor russo, amplamente reconhecido como um dos maiores e mais influentes autores de todos os tempos. Nascido em 1828, em uma família aristocrática, Tolstói é conhecido pelos romances Guerra e Paz (1869) e Anna Karenina (1877), muitas vezes citados como verdadeiros pináculos da ficção realista. Ele alcançou aclamação literária ainda jovem, primeiramente com sua trilogia semiautobiográfica, Infância, Adolescência e Juventude (1852-1856) e por suas Crônicas de Sebastopol (1855), obra que teve como base suas experiências na Guerra da Crimeia. A ficção de Tolstói inclui dezenas de histórias curtas e várias novelas como A Morte de Ivan Ilitch (1886), Felicidade Conjugal (1859), "Guerra e Paz" (1869) e Hadji Murad (1912). Ele também escreveu algumas peças e diversos ensaios filosóficos. Durante a década de 1870, Tolstói experimentou uma profunda crise moral, seguida do que ele considerou um despertar espiritual igualmente profundo, conforme descrito em seu trabalho não-ficcional A Confissão (1882). Sua interpretação literal dos ensinamentos éticos de Jesus, centrada no Sermão da Montanha, fez com que ele se tornasse um fervoroso anarquista cristão e pacifista. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i}

 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"The American Dream" - Não percam essa animação. Ela vai ser um hit da Internet.

Este filme de animação de curta metragem será um grande hit mundial na história dos vídeos no YouTube.
É produzido por um cineasta profissional e veterano chamado Tad Lumpkin e tem todos os ingredientes de um filme de categoria. Roteiro, história, personagens...
O tema é sobre como funciona a economia nos sistemas capitalistas sob o ponto de vista dos liberais americanos.
O audio está em inglês, mas a compreensão do que está sendo dito e desenvolvido no filme não é difícil de acompanhar.
Acredito que em breve ele será dublado e legendado em vários idiomas. Estou apostando nisso e por essa razão o estou recomendando no meu blog. Para quem gosta de conhecer as questões economicas que "emolduram" as vidas dos cidadãos de todos os países capitalistas será de excelente valia. 
Obviamente que tudo está referido às questões dos EUA, mas pode ser facilmente transportado para o Brasil, ou para a Argentina, ou para Portugal, Espanha e qualquer país do mundo ocidental que tenha um banco central e economia baseada no monetarismo.
Clique na imagem do site oficial para ter acesso ao  seu conteúdo e explore-o à vontade pois tem textos e comentários interessantes, muito divertidos e informativos.
Acho que foi um acerto trazer esse vídeo ao blog. Quem puder comentá-lo eu agradeceria muito.

[Texto retirado de um site norteamericano - perdi a url - comentando sobre o filme]
"O sonho americano é um filme de animação com 30 minutos de duração que mostra como você foi enganado pelos elementos mais básicos do nosso sistema de governo. Todos nós nos esforçamos para atingir o "sonho americano" e esse filme mostra por que seu sonho está ficando cada vez mais longe.  
Você sabe como o dinheiro é criado? Ou como funciona a banca? Por que disparam os preços da habitação e, em seguida, mergulham? Você realmente sabe o que é o Federal Reserve System e como ele afeta você todos os dias?  
Veja o trailer abaixo e decida se quer ver o filme inteiro.


"The American Dream" tem um olhar divertido, mas difícil de bater com a forma como os problemas que temos hoje não são nada novos e por que os líderes durante toda a nossa história tem nos alertado e lutado contra o atual modelo de sistema financeiro que temos na América hoje.  
Vocês serão desafiados a investigar algumas instituições muito arraigadas e poderosas neste país  e espero, encorajados a ajudar a colocar o nosso país de volta nos trilhos."
  •  
  The American Dream é uma animação de curta metragem (30 minutos) que discute e questiona as bases do sistema monetário nos Estados Unidos e a história (e seus perigos) do Banco Central e o controle da moeda.
Clique na imagem e conheça o site oficial do filme
[outro texto traduzido (via Google) do site Financial Survival Radio comentando o filme ] 
"Por que a maioria dos cidadãos norte-americanos não compreendem os fundamentos do nosso traiçoeiro sistema monetário nacional de reservas fracionárias ? O cineasta Tad Lumpkin diz que é porque Hollywood não produz o suficiente entretenimento de alta produção de valor sobre o assunto, então ele escreveu e dirigiu o fantástico filme de animação The American Dream.
Na nossa humilde opinião, esta película é extraordinário e bem vale os 30 minutos do seu tempo. Nós o incentivamos a vê-lo, e recomendamos  que você incentive todos os seus amigos e conhecidos a assisti-lo também, então visite o site do filme e compre uma cópia."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.