15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Superdicas para escrever bem (2)


[Editado e republicado]
Este é o segundo post (veja o primeiro clicando neste link) da série de áudios ''Superdicas para escrever bem" que estou republicando no blog em capítulos a partir do audiolivro da Doutora Edna Maria Barian Perroti.
Aconselho que vocês adquiram o audiolivro (clique no link) para melhor fixação do aprendizado. 
Sugiro, por exemplo, ouvir as dicas no automóvel, quando estiver navegando na Internet ou ainda naquela horinha antes de pegar nos sono.
Desnecessário dizer da importância da boa escrita para quem queira crescer nas carreiras do mundo corporativo. Todas as carreiras.
Esta série de "dicas" é uma das melhores contribuições que posso trazer aos leitores.


(Clique na imagem abaixo e vá ao site da livraria Relativa para ver a página do audiolivro)
No post de hoje coloquei apenas dois áudios,
  • [2]. "Tenha jogo de cintura" e
  • [3]. "Observe como os outros escrevem"
.

[Dica nº 2 - Tenha jogo de cintura]
.

[Dica nº 3 - Observe como os outros escrevem]
.

NOTA - No audiolivro, selo da Editora Saraiva, existe a advertência "Todos os direitos reservados. Proibida a cópia sem autorização". Obviamente não tenho a autorização explícita da Dra. Edna, mas espero não estar ferindo a lei de autoria em vista de dar todos os créditos da obra e promover a sua aquisição (que realmente recomendo pelo seu valor).

Leia abaixo as dicas que serão publicadas no proximo post:
.
4. Expresse o que você pensa- 2:21
5. Cultive o hábito da leitura -2:28
6. Conheça as características do texto - 2:25
7. Situe o leitor - 2:40
8. (Re)vele suas intenções-2:33
9. Apresente informações atualizadas - 2:40


 

suckline.gif (3340 bytes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.