15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Teste da Nova Ortografia





A


 Reforma Ortográfica Brasileira está viva. Continua fascinando e... Fazendo vítimas. Neste mês de janeiro ela faz seu segundo aniversário. Dois anos de vida e é ainda tema de uma discussão infindável entre os especialistas e os leigos (incluo-me entre estes) que gostam de escrever e necessitam conhecer as fatídicas regrinhas léxicas e gramaticais que regem - diga-se que de forma titânica - a nossa língua mater.
V
ivo, desde o "lançamento" da nova ortografia, buscando gravar (talvez fosse mais apropriado escrever...decorar) as modificações introduzidas. Tem hífen ou não tem? Tem acento ou não? O trema ficou fácil porque foi exterminado de uma vez por todas, mas o hífen... Ah! O hífen!!!! Aliás, alguém ai sabe me dizer se hífen tem acento mesmo?
B
rincadeiras à parte o que está nesse post é um teste que o site da revista Veja publicou desde quando a nova ortografia foi lançada há dois anos. Dois anos! É o melhor que já encontrei. Vai como forma de "comemorar" o aniversário dela, a Reforma Ortografica. 
C
oloquei o teste inteiro em forma de imagens para dar uma ideia (lá estava eu escrevendo ideia com acento...) do conjunto das perguntas. Para fazer o teste, o que recomendo, é só clicar em qualquer trecho das imagens para ser redirecionado ao site da Veja ou clicar sobre o link amarelo que está ao final.
N
o finzinho do post está uma imagem do infografico (muito bom por sinal) com o conjunto completo das regras da Nova Ortografia. Clique sobre ele para consultá-lo e guarde o link em seus favoritos ou divulgue-o entre seus amigos de redes sociais, seu blog ou site. Vamos lá?



  •  
Clique na imagem e acesse o infográfico com as regras da Nova Ortografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.