27 de jan de 2008

O dia em que Dilbert perderá o emprego

"Semana passada, numa conversa de bar, um amigo comentava sobre o desperdício de tempo, dinheiro e de talentos que percebe na corporação onde trabalha (uma grande empresa pública nacional, com fama de manter padrões dignos das melhores multi). E fiquei chocado.
Não, incauto leitor, minha surpresa não se deu em função das lamentações. Ao contrário: assustou–me o fato de que elas parecem ser a regra no mundo atual, em pleno século XXI, e não a exceção. Dilbert está aí para não nos deixar mentir.
Quem já leu suas tirinhas sabe o quanto elas revelam, com precisão cirúrgica, as idiossincrasias das corporações atuais. As historinhas não perdoam, colocam o dedo na ferida. O personagem principal – Dilbert – é o típico funcionário “moderno”: cético, descompromissado, egoísta, afogado em tarefas burras e em controles neuróticos.
Pois hoje é meu dia de Dilbert. Ao invés de falar de cases maravilhosos (e reais, com certeza existem muitas empresas inovadoras), quero colocar em evidência o lado submerso do iceberg.
Infelizmente, situações como a narrada pelo meu amigo estão em toda parte. Mas há algo paradoxal: afinal, a partir da década de 90 do século passado, com a chegada da Era da Informação, passamos a ver um número cada vez maior de gurus apregoando o nascimento de uma nova empresa, que traria, a reboque, um novo mundo, não? Onde está ele?...
(continua)




Autor: Ricardo Saldanha*




































































Apresento-lhes mais um excelente artigo, selecionado para o coleção do blog. Além do mais faz referência ao Dilbert, personagem que frequenta as páginas da Oficina de Gerência desde o início deste projeto.



Para continuar lendo o texto - atualíssimo - basta clicar no link abaixo.


O dia em que Dilbert perderá o emprego » Webinsider

* Ricardo Saldanha (ricardo.saldanha@plenaconsultores.com.br) é sócio diretor e consultor da Plena Consultores, coordenador de tecnologia da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento









PS - Visite o site http://www.tirinhas.com/ , com quadrinhos (tirinhas) dos mais famosos personagens como Garfield, Dilbert, Recruta Zero, Mônica e outros. O endereço do site está destacado no blog na seção "Sempre que puder visite esses sites".


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin