24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 27 de janeiro de 2008

Maneiras de lidar com o chefe




"A maior parte das pessoas passa oito horas no trabalho. Portanto, as condições em que deve se desenvolver o trabalho são tão importantes quanto as condições da própria casa da pessoa. Por exemplo, as condições físicas: o carpete não deve dar alergia, o calor não deve ser intenso nem o frio cruel, a luz suficiente, os ruídos suportáveis e a ventilação adequada.





Mas as condições de trabalho, que podem implicar desgaste emocional, talvez sejam até mais importantes. Cheque você mesmo as condições em que você atua no seu ambiente profissional:
Quais são minhas tarefas diárias? Eu trabalho sobre pressão do tempo? Sou responsável pelo trabalho dos outros? O meu cargo e o meu título são importantes para mim? Quanto tempo quero permanecer neste cargo ou na empresa? Quais são meus objetivos de curto, médio e longo prazo? Que quero: mais dinheiro ou mais realização?





Se você tem respostas conscientes para essas perguntas, tem metade do caminho percorrido para enfrentar e superar problemas de relacionamento dentro da empresa, especialmente com seus superiores.





Emoção e racionalidade nas relações profissionais





A inspiração para este artigo vem do trabalho do psicólogo norte-americano William Lareau, ex-gerente de marketing da ITT e atualmente trabalhando como consultor de planejamento de carreira em Glenside, Califórnia (EUA).





No seu livro "As regras não-escritas para uma carreira de sucesso", o autor faz uma abordagem muito franca das atitudes esperadas de um executivo dentro de uma empresa. No capítulo que trata do relacionamento com os chefes, ele faz algumas considerações sobre o que considera ser o segredo para se sair bem numa empresa. Segundo ele, a pior coisa que pode acontecer para a carreira de alguém é um chefe predisposto, mal intencionado ou que apresente resistência contra você. "Aí você não tem escolha", diz William Lareau, "a não ser interagir com ele todos os dias, e quem sabe todas as horas." (continua)


































O trecho acima é o início de um ótimo artigo de Joaquim Botelho (1) que transcrevi do site Aprendiz. Para quem quiser continuar a leitura é só clicar no link abaixo que será redirecionado para a URL do texto completo.




Maneiras de lidar com o chefe - Aprendiz












________________________________________________











(1) Joaquim Maria Botelho é jornalista, especializado em Jornalismo Internacional e Fotojornalismo pela Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Atualmente é Gerente de Comunicação do Grupo Catho.











-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.