||| 13 de agosto DE 2026 ||| 5ª feira ||| Não à violência contra a criança ||| *Reflexão: “Um amigo é alguém que gosta de você, apesar do seu sucesso" . --- ( Murilo Felisberto ) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O dia 14 de agosto é marcado historicamente por protestos e mobilizações nacionais liderados por movimentos estudantis e sindicais no Brasil.As principais pautas que costumam mobilizar atos nessa data incluem:Defesa da Educação Pública: Organizações como a UNE, UBES e a UMES utilizam a semana do Dia do Estudante (comemorado em 11 de agosto) para levar milhares de jovens às ruas. Os protestos frequentemente criticam cortes de verbas na educação e o sucateamento de instituições de ensino.Contra a Militarização das Escolas: O dia 14 de agosto consolidou-se como um "Dia de Luta" contra a implementação e expansão do modelo de escolas cívico-militares.Críticas a Políticas de Privatização: Atos liderados por professores secundaristas e sindicatos de classe costumam focar na oposição a projetos governamentais que envolvem a privatização e a digitalização excessiva no ambiente escolar.Tradicionalmente, um dos pontos de maior concentração do país ocorre na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, reunindo manifestantes logo no início do dia em frente ao MASP. (IA)

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
François Rabelais (nascido entre 1483 e 1494; falecido em 1553) foi um escritor francês que foi chamado de o primeiro grande autor de prosa francesa. Humanista do Renascimento francês e estudioso de grego, ele atraiu oposição tanto do teólogo protestante João Calvino quanto da hierarquia da Igreja Católica. Embora em sua época fosse mais conhecido como médico, estudioso, diplomata e padre católico, posteriormente tornou-se mais conhecido como satirista por suas representações do grotesco e por suas personagens grandiosas. Vivendo na turbulência religiosa e política da Reforma, Rabelais tratou das grandes questões de seu tempo em seus romances. Rabelais admirava Erasmo e, como ele, é considerado um humanista cristão. Ele foi crítico da escolástica medieval e satirizou os abusos de príncipes e papas poderosos. Rabelais é amplamente conhecido pelos dois primeiros volumes que relatam a infância dos gigantes Gargântua e Pantagruel, escritos no estilo do bildungsroman; suas obras posteriores — o Terceiro Livro (que prefigura o romance filosófico) e o Quarto Livro — são consideravelmente mais eruditas em tom. Seu legado literário deu origem à palavra rabelaisiano, um adjetivo que significa "marcado por um humor grosseiro e robusto, extravagância de caricatura ou naturalismo ousado". { https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Rabelais }

 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Destaque de Livro: "Liderança Segundo Abraham Lincoln"

"Liderança segundo Abraham Lincoln" é o novo destaque de livro que faço no blog. O autor é Donald T Phillips , consagrado escritor americano sobre liderança, formação de equipes e similares.



O livro doi editado pela Landscape e custa mais ou menos R$ 30,00. Na sua apresentação (copiado do site "Submarino") o texto diz o seguinte:
"Abraham Lincoln foi o 16º presidente americano e apesar de ter morrido há mais de 125 anos, ainda inspira e influencia pessoas em todas as fases da vida. O exemplo de líder impecável pode, através dessa obra, ser aplicada por qualquer profissional dentro e fora das organizações. Neste livro o leitor encontrará muitas das próprias palavras de Lincolm além de passagens da história em que sua liderança foi comprovada e aplicada. A obra é subdividida em várias "lições-chave" com exemplos práticos e dicas úteis."
Transcrevi abaixo, como exemplos de estilo do autor e do conteúdo, dois trechos que selecionei:

"Durante seu quatro anos como presidente, Abraham Lincoln passou a maior parte do tempo entre suas tropas.Essas eram prioridade para ele; eram as pessoas que realizavam o trabalho. Lincoln praticamente vivia no escritório do telégrafo do Departamento de Guerra para conseguir obter as informações­-chave e tomar decisões rápidas e na hora certa. Encontrou-se com seus generais e membros de seu gabinete em suas casas, escritórios e no campo de batalha, principalmente para fornecer diretrizes e liderança." (pag.25)


.................................................................................................................................................................................................................................

"Princípios de Lincoln
  • Explique seus pontos de vista por escrito e ofereça conselhos a respeito de como resolver problemas.
  • É importante que as pessoas saibam que você está entre elas sem medo.
  • Busque contatos casuais com seus subordinados. Isso é tão ou mais significativo quanto um encontro formal.
  • Em geral, não se recuse a receber as pessoas que o procuram.
  • Tome “banhos” de opinião pública.
  • Seja afável e tenha bom temperamento.
  • Lembre-se que todos gostam de um elogio.
  • Se os seus subordinados podem suportar uma situação, você também pode. Dê o bom exemplo.
  • Você precisa buscar e ter acesso a informações confiáveis e atualizadas." (pag.39)



Para saber um pouco mais da biografia de Abraham Lincoln, clique aqui. Ainda esta semana estarei postando no blog o vídeo sobre ele no "Conheça a História".

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.