||| 05 de março DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia nacional da música clássica ||| "Não escondas as tuas cicatrizes. Elas fazem de ti aquilo que és.". (Frank Sinatra) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Música Clássica é comemorado anualmente em 5 de março no Brasil. A data, oficializada em 2009, homenageia o nascimento do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o maior expoente da música erudita no país. O objetivo é valorizar a produção nacional e o legado de Villa-Lobos.


Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, descrito como "a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira", e se tornando o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Compositor prolífico, escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2 mil obras até sua morte, em 1959. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira na música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Heitor_Villa-Lobos]


sábado, 26 de janeiro de 2008

Desmatamento na Amazônia = Brasil contra a parede.

Como brasileiro, vejo com muita preocupação o noticiário internacional - por exemplo, veja o que diz o The Guardian (inglês) - sobre a incapacidade do governo brasileiro para conter o aumento do desmatamento ilegal na Amazônia.
Claramente está faltando competência gerencial nas diversas esferas da Administração Pública para gerenciar o gravíssimo problema com a necessária eficácia. Estamos falando de prioridade e determinação política.
A credibilidade do Governo do Presidente Lula está sendo colocada em cheque no exterior porque há pouco tempo a ministra Marina Silva, num desse fóruns internacionais sobre meio ambiente jactou-se ao dizer que o desmatamento ilegal na Amazônia estava sob controle. Mostrou vídeos, estatísticas e uma profusão de dados. Tudo foi desmentido agora.
Isso é muito ruim porque todos sabemos da ganância internacional sobre a Amazônia e se o Brasil continuar a desdenhar a prioridade para a questão o risco de uma pressão internacional para a ONU, por exemplo, assumir a proteção ambiental da região pode ser irrestível.
E tudo pode ser resumido à falta de atitude gerencial e administrativa dos vários governos brasileiros ao longo do tempo que - tal como o atual - não priorizaram os investimentos e as políticas para conter o avanço letal da devastação nas nossas selvas da Amazónia. Veja aqui e aqui o noticiário mais atualizado sobre o assunto.
Coloquei abaixo um famoso vídeo (1 minuto) da WWF que corre o mundo no YouTube sobre os malefícios do desmatamento ilegal.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.