||| 13 de março DE 2026 ||| 6ª FEIRA ||| dia do conservacionismo (ambiental) ||| "Não espere por grandes líderes; faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas porque é nelas que está a sua força". (Madre Teresa de Calcutá) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Conservacionismo, celebrado em 13 de março, é uma data dedicada a reforçar a importância da preservação ambiental e da proteção dos recursos naturais. O conservacionismo busca equilibrar o uso dos recursos naturais com a necessidade de conservar ecossistemas, garantindo que gerações futuras possam usufruir de um planeta saudável. Por que o conservacionismo é importante: O conservacionismo vai muito além de plantar árvores ou evitar o desperdício. Trata-se de um compromisso com a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental. Entre os principais objetivos estão: Proteção da biodiversidade: conservar espécies de animais e plantas e seus habitats naturais; Preservação de recursos naturais: água, solo, florestas e minerais, garantindo seu uso responsável; Combate às mudanças climáticas: práticas conservacionistas ajudam a reduzir emissões de gases poluentes e a mitigar impactos ambientais; Educação ambiental: promover consciência sobre a importância de hábitos sustentáveis no dia a dia. Como celebrar o Dia do Conservacionismo: Existem várias formas de participar e contribuir para a preservação do planeta: reduzir o consumo de plástico e separar o lixo para reciclagem; plantar árvores ou participar de mutirões de limpeza e reflorestamento; apoiar projetos ambientais e organizações que promovem a conservação da natureza; educar crianças e jovens sobre a importância da preservação e da sustentabilidade; incentivar práticas sustentáveis no dia a dia, como economia de água e energia. O Dia do Conservacionismo é uma oportunidade de refletir sobre a nossa relação com o meio ambiente e reforçar que pequenas atitudes podem gerar grandes impactos na proteção do planeta. { https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-conservacionismo/ }




domingo, 9 de dezembro de 2007

Julgamento precipitado.

Leio nos jornais de hoje que o delegado encarregado do caso da nadadora Rebeca Gusmão, após interroga-la, disse haver se precipitado (leia-se errado de forma fragorosa) ao inculpar a atleta sem antes ouvi-la.

Isto nos remete a um dos principais problemas das corporações qual seja o da injustiça gerencial. Quem ainda não presenciou ou ouviu falar de casos semelhantes? Alguém, aparentemente, comete uma falha e o chefe imediato ou até mesmo os colegas o responsabiliza de pronto.

Nada pior para envenenar o ambiente de trabalho do que uma chefia precipitada nos seus julgamentos. É desnecessário descrever os malefícios que uma circunstância destas ocasiona.

Pois foi assim que procedeu o delegado do caso Rebeca. Precipitou-se, ao aponta-la como culpada sem sequer ouvir a atleta; depois teve que voltar atrás e reconhecer que havia errado. Alguém poderá dizer que ele teve a hombridade de reconhecer o erro, mas isto não está correto. A falha original foi dele, como autoridade, ao se precipitar sem ter todos os elementos básicos na mão, para emitir seu juízo. Não há desculpas para esse tipo de atitude por quem tem a responsabilidade de comandar.

Assim acontece - da mesma forma - com aqueles que não sabem interagir com suas funções de gerente. São os anões do mundo corporativo. Esta é uma das grandes diferenças entre o gerente, o chefe e o líder.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Eu acho que a Rebeca é inocente. Tem muita história mal contada ai nesse negócio.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.