28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 25 de julho de 2010

Ferrari cometeu, mais uma vez, crime contra o automobilismo.

http://s.glbimg.com/es/ge/f/original/2010/07/25/chamada_f1_alonso_massa_rep_620.jpg

Prestem atenção neste vídeo. Nunca vi tanta falta de respeito com o publico que assistia a corrida



            A essa hora, o mundo todo já sabe o que aconteceu  neste domingo, na corrida de formula 1 (coloquei em letras minúsculas de proposito) com o Felipe Massa deixando o Fernando Alonso ultrapassá-lo por ordem do seu patrão da ferrari ( também em letras minúsculas). As repercussões no mundo do automobilismo e na opinião publica em geral são as mais negativas e controversas possíveis. Quem quiser detalhes sobre o que aconteceu tem à disposição uma centena de sites profissionais mostrando e analisando os fatos sobre a corrida. 
Vou comentar - por pura indignação pessoal - sobre os comportamentos dos "atores" dessa chanchada tragicômica infelizmente protagonizada pelo ex-ídolo brasileiro Felipe Massa. Sim, ex-ídolo, porque se o piloto brasileiro da Ferrari tinha pretensões de alçar-se ao pódio dos esportistas respeitados admirados em seu país jogou-as, hoje, no lixo da sua própria historia. Lamentável a atitude do pequenino e simpático Massa. Sequer foi original. Simplesmente tornou-se um parceiro, na repetição da atitude, de Rubens Barrichello, que anos atrás, na mesma Ferrari, atendeu à ordem do chefe e deixou Michael Schumacher ultrapassá-lo em uma corrida onde fatalmente seria vencedor.
Hoje ocorreu o mesmo. Em nome de uma "lei" não escrita onde os fins justificam os meios a Ferrari desrespeitou (de forma reincidente e não exclusiva na fórmula 1) aqueles idiotas - entre os quais me incluo -  que acreditaram estar assistindo uma disputa esportiva. Não! Na verdade estávamos assistindo uma ópera-bufa montada para vender produtos diversos e enganar os trouxas como eu (na verdade meros consumidores) que os assistem pela televisão e outras mídias.
Acho "graça" (no sentido do desprezo) com os jornalistas especializados - e cito nominalmente um, Claudio Carsughi, veterano da rádio Jovem Pan,  que eu até respeitava  pela sua postura discreta e comedida - que adotaram uma posição cínica  para justificar a atitude da ferrari sob o argumento que são muitos milhões investidos no circo da formula 1 e o Fernando Alonso era, em relação ao Massa, aquele que ainda teria chances de ganhar o campeonato e por isto valia a pena usar de desonestidade e praticar o ato imoral que levaram a cabo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhC0UXEuinWHWBsKxr-S47lvwF_CUk85SdWA0mKSxY9_aQTVIDLspFBoUZzLs4aAA0m8HCHUHmUngY0u0xNi2Nm9iJOsCBOAewqdaXT5w0MmjIvAjrwNOMDzQbRGWrPeDWQ27r4_jSiliI/s400/ETICA+Y+NEGOCIOS+roc-1610-etica.jpgPensem comigo. Qual a diferença entre ordenar que o carro do líder deixe o segundo passar sem disputa e aquela outra situação na qual o Nelsinho Piquet bateu o carro, por ordem do seu chefe (Flavio Briatore), para favorecer seu então companheiro de equipe. Sabem quem era este companheiro? Adivinhem, o mesmo Fernando Alonso... Repito a pergunta: qual a diferença? 
Por aquela triste situação vivida em Cingapura no campeonato de 2008 os seus protagonistas e a formula 1 pagaram caro. Nelsinho Piquet que além de mau profissional ficou com a fama de delator encerrou sua carreira como piloto da primeira divisão do automobilismo e até hoje é um zumbi vagando nos circuitos de menor importância pelo mundo. Briatore, o chefe vilão, foi banido dos circuitos embora na pratica continue atuando livremente como empresário de vários pilotos e fazendo negócios onde como quer dentro da formula 1.
E agora? A FIA multou a ferrari em cem mil euros (que perante as cifras da f-1 é insignificante). Não quer dizer nada. Continuam representando a mesma ópera-bufa. Lamento mesmo pelo Massa. Encerrou sua carreira como ídolo no Brasil. Continuará sendo piloto da ferrari, digo melhor, segundo piloto da ferrari. Um coadjuvante de Fernando Alonso. Afirmo que não renovará contrato com a escuderia porque nenhum patrão - apesar de ter dado a ordem vil - aceita em sua empresa um empregado que se acovarda  e aceita uma imposição com medo de perder o emprego. É um paradoxo, mas é verdadeiro. Massa foi o grande perdedor disso tudo por conta de sua decisão e erro de avaliação. Vou escrever sobre isso em outra oportunidade.
http://blogs.creamoselfuturo.com/industria-y-servicios/wp-content/uploads/2008/02/bp3bloggercom.jpgDe minha parte farei o que posso e está em meu alcance. Encerrei, também, minha carreira como "torcedor" (diria melhor, "um componente de claque") da formula 1. Pelo menos não precisarei acordar mais cedo aos domingos para assistir as corridas. Interessante é que já tinha feito isso quando ocorreu aquela "inesquecível" ultrapassagem de Schumacher sobre o Barrichello. Passei muito tempo sem assistir as corridas até que surgiu o Massa e renovei minhas esperanças agora novamente frustradas. 
Só volto a "consumir" formula 1 se a FIA castigar a ferrari com a perda dos pontos na corrida de hoje e punir os responsáveis - incluindo Felipe Massa e Alonso - pela ridícula e burlesca "ultrapassagem" protagonizada pelos dois. Como isto só vai acontecer no "Dia de São Nunca" é provável que a formula 1 tenha perdido um humilde consumidor. Ah! Prometo também nunca mais usar nenhum meus dois bonés da ferrari. É a minha "vingança". Rasguei minha carteirinha de otário da formula 1.
 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj514_exkzOlIZIhsxFhopDCiA5LEMBcwDQRMqTkbnQ5MtupZBiEU7GXjZkddqEPDbf9GP8IYX7S_w7-EYsIIrS2YUmIdIOtIOOYw24W7doIe9kyLTd-2e76yA2Q3PaGp17EDC0wapzapk/s400/frustra%C3%A7%C3%A3o.jpg
 

3 comentários:

  1. Baryon Nader Siqueirasegunda-feira, 26 julho, 2010

    Não basta só rasgar o boné da Ferrari não, vamos dar um golpe maior. Vamos colocar a segunda maior montadora do Brasil para ultrapasar a Fiat (a primeira) ai a Ferrari vai respeitar o Povo Brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Baryon,
    Primeiro quero agradecer-te pela visita e pelo comentário. Estou contigo. O desrespeito da Ferrari é alguma coisa na casa do imperdoável. Acho incrível que ainda existam jornalistas que estejam defendendo a "causa" deles.
    Insisto na pergunta que ainda não vi nenhuma mídia fazer: Qual a diferença deste caso (e aquele do Rubinho com o Shumacher) para a outra marmelada do Briatore e o Nelson Piquet (filho)?
    Grande abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Valeu! cara.

    Concordo realmente com você, devemos boicotar de alguma forma a Fiat e a Ferrari e mostrar a força da internet.
    A FIA tem o dever de cancelar todos os pontos da Ferrari desta corrida e impor uma multa condizente e prol do futuro da F1. Estou decidido a não mais perder tempo assistindo a esta vergonha,

    ab.

    César Merlo

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.