19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Falsos amigos vêm com o sucesso profissional.


Verdadeira a frase acima, de Benjamim Franklin

Uma carreira de sucesso tem, a par dos êxitos, das conquistas, do respeito e outras tantas coisas prazerosas, vem também acompanhada de outras desagradáveis como inveja, inimizades, fofocas, traições e outras que tais. Fazem parte do "pacote" de quem se aventura na selva corporativa para exercer liderança e o faz com brilho.

Entre esses lances e contingências ofensivas estão o convívio com os falsos amigos e os riscos da boa fé em se confiar demais em "amigos da onça". Quem, nessa condição, não os teve? Quem não foi atraiçoado por aquele "amigo" tão próximo e tão querido? Posso falar (ou escrever) por experiência própria. Fui vítima de alguns (poucos) falsos amigos. Algumas vezes os descobri antes que me causassem prejuízos maiores, mas em uma delas foi uma traição daquelas que doeu na alma. 

Isso mesmo! Depois de intensa fase de raiva e frustração, por uma deslealdade abominável, consegui "levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima". Tempos depois, com bom humor, escrevi, aqui mesmo na Oficina de Gerência, um artigo que foi muito visitado e elogiado pelos leitores e ao qual dei o título de "Gatos Corporativos", conheçam estes "amorosos" bichanos..." (recomendo a leitura).

Antes de continuar vou listar alguns sinônimos de traição que busquei no excelente site "sinônimos.com.br": deslealdade, falsidade, hipocrisia, perfídia, fingimento, intriga, desonestidade, rasteira, prevaricação, inconfidência, emboscada, cilada, farsa, impostura, tocaia... Que coleção hein?

É isso aí! Os falsos amigos fazem jus a todos esse adjetivos. Todos eles são portadores e passíveis de atos e pensamentos que estão nessa "privilegiada" listagem. O pior de tudo é que não há defesa contra o falso amigo, assim como não existe confiança pela metade. Ou se confia em alguém ou não se confia. O meio termo não existe. E quando vem a traição você é sempre surpreendido. Isso é que dói. A quebra da confiança é mesmo "uma punhalada nas costas.

Todavia existem alguns pressupostos para que se conheça, antes do golpe, um potencial falso amigo. É disto que trata o texto que descobri na internet, no site "A mente é maravilhosa" (os links estão abaixo) e o trouxe para ilustrar o presente post. 

O título é sugestivo: "7 tipos de amigos que devemos reconhecer". Particularmente não gosto muito dos textos que chamo de "receitas de bolo", ou sejam, aqueles que apresentam listas com tipos disso ou daquilo para ilustrar os pontos de vistas dos autores. Nesse caso, eu abri uma exceção. Os leitores farão suas avaliações.

Finalizo avisando, cuidado com os falsos amigos. Seja no ambiente profissional (mais comum) ou no social. Eles são (quase) inevitáveis desde que você esteja no topo, brilhando. Recupero a frase do Benjamim Franklin: "O falso amigo e a sombra  só nos acompanham quando o sol brilha".

7 tipos de amigos falsos que devemos reconhecer

7 tipos de amigos falsos que devemos reconhecer


Existem vários tipos de amigos falsos que são como o lado sombrio da lua. No começo nos deslumbram com seus encantamentos e suas amáveis atenções, mas pouco a pouco vamos percebendo esse outro lado, no qual habitam as cavidades de um caráter interesseiro. 


Essa afetividade árida e desolada que, quase sem percebermos, nos rouba o ânimo. São perfis que, sem dúvida, devemos saber identificar o mais rápido possível, principalmente em prol da nossa saúde emocional. Costuma-se dizer que a amizade é o melhor ingrediente da vida. O amor também é, disso não há dúvidas. Mas o que um bom amigo proporciona transcende, às vezes, os vínculos das relações afetivas e familiares. Assim, esse tecido construído à base de cumplicidades, experiências comuns e de uma confiança intensa é o que nos traz uma fonte de energia eterna e, principalmente, qualidade de vida.

  • “Aqueles que se acham bons e serviçais são os mesmo que, por inveja, desejam todos os males a você."  (Lucca Capiotto) 

No entanto, é inevitável não encontrar, de vez em quando, um desses espécimes tão comuns nos nossos contextos sociais, no qual o interesse e o egoísmo se camuflam sob o revestimento da mais brilhante amizade. E nós caímos, é claro que caímos. Porque na nossa inocência natural sempre pensamos que o propósito principal de toda boa amizade é trazer felicidade, apoio e bem-estar.

Até que finalmente acontece. Surgem as decepções, as pequenas mentiras, os desprezos constantes e as mais impressionantes manipulações. Queiramos ou não, estamos perante um desses tipos de amigos falsos que não vimos chegar, mas que devemos deixar ir o mais rápido possível pelo bem da nossa saúde e da nossa dignidade…



Tipos de amigos falsos


1. Tipos de amigos falsos: o alpinista social

Um dos primeiros tipos de amigos falsos que costumamos encontrar bem cedo na nossa vida é o “alpinista social”. Encontramos esses amigos no ensino fundamental, no ensino médio, na universidade e, certamente, nos ambientes de trabalho.

São aquelas pessoas que constroem laços de amizade com um único objetivo: ganhar posições no contexto social. Assim, é comum que na fase escolar essas pessoas busquem uma aproximação com os alunos mais populares ou com aqueles tiram as melhores notas. Mais tarde, no contexto profissional, não vão hesitar em humilhar e manipular em qualquer situação para ganhar posições.


2. O amigo que está nos bons momentos e some nos ruins

A maioria das pessoas vai se lembrar de algum caso desse tipo de falsa amizade. Falamos de pessoas que sempre estão próximas nos dias de tranquilidade e bem-estar, quando fazem parte de qualquer plano, qualquer festa ou qualquer proposta de última hora. No entanto, quando surge algum problema ou alguma situação na qual agradeceríamos seu apoio e interesse, desaparecem como o vento após fechar uma janela…


3. O buscador de erros, aquele que julga

Se existe uma coisa que caracteriza uma amizade saudável é aquele amigo que procura proporcionar bem-estar em todos os momentos. Isso nos faz sentir coisas boas com sua presença, sentir a segurança de que não seremos julgados nem criticados e de que, após algumas horas com essa pessoa, sairemos melhor do que antes.

No entanto, isso não acontece com os amigos falsos. Com eles é comum voltarmos para casa pior do que estávamos antes. Na verdade, um tipo de amizade falsa muito comum é aquela que tem como passatempo buscar erros, chamar a atenção para cada erro que cometemos e julgar um dia sim e no outro também. Esse tipo de dinâmica cria um desgaste emocional significativo.


Pintura de pessoa com pássaros ao lado

4. O amigo que inveja em silêncio ou descaradamente

Você faz tudo certo”, “Essas coisas não acontecem com você como acontecem comigo”, “Você sempre tem muita sorte”… É esse tipo de frase que os amigos falsos que nos invejam dentro do seu ser costumam repetir.

No entanto, a verdade é que eles têm baixa autoestima, o que os leva a esse tipo de interação pouco saudável para ambas as partes.


5. O que quer que as coisas deem certo para você, mas não melhor do que para ele

Essa característica da falsa amizade é tão curiosa quanto comum ao mesmo tempo. Ela se manifesta do seguinte modo: temos pessoas que nos incentivam a superar a nós mesmos, a conquistar as coisas, mas quando isso acontece, longe de se sentirem felizes por nós, elas se afastam ou se mostram incomodadas.

Por trás desse tipo de situação existe, mais uma vez, uma clara baixa autoestima. Essas pessoas sempre se sentirão mais à vontade conosco enquanto estivermos no mesmo patamar, nas mesmas condições. No entanto, qualquer centelha de sucesso ou de superação as coloca em evidência, as afunda na contradição e no desconforto.


6. O rival disfarçado de “melhor amigo”

Se você comprar um celular, não duvide, um dos seus amigos falsos vai querer comprar um muito melhor. Se você começa a fazer academia, cuidado, ele ou ela também vai começar para superar seus progressos. O objetivo: ser melhor do que você em qualquer coisa que você fizer, em qualquer propósito ou em qualquer conquista.

Esses tipos de amigos falsos agem como inimigos, uma sombra perseguidora e vingativa que vai tentar ser melhor que nós em qualquer âmbito da nossa vida.


Pedaços de mulher

O amigo manipulador é aquele tipo discreto, mas implacável que, quase sem percebermos, prende os fios da marionete para nos manipular de acordo com seu desejo durante algum tempo. Ele vai se utilizar do vitimismo às vezes, outras da chantagem emocional e outras da mentira, além de tantas outras estratégias maquiavélicas para nos ter nas palmas das mãos e, assim, conseguir o que deseja em todos os momentos.

Assim, o tempo que vamos permitir esse tipo de ação do manipulador vai depender do afeto que temos em relação a essa pessoa, do fato de se é um amigo de longa data, um amigo de infância com quem já vivemos tantos momentos… Como acabar com esse vínculo emocional que nos acompanhou por tantos anos? Pode ser difícil, mas poucas coisas são tão destrutivas quanto carregar a influência de alguém que, na verdade, não gosta de nós e quer o nosso mal.

Para concluir, como já pudemos perceber, há muitos tipos de amigos falsos: o que critica, o que trai, o que faz fofocas… Poderíamos descrever inúmeros tipos. No entanto, o mais importante de tudo isso é, além de identificar, saber lidar com essas pessoas.

Às vezes, não é preciso recorrer obrigatoriamente à quebra desse laço. Às vezes, basta deixar as coisas claras, colocar limites e, até mesmo, estimular o crescimento pessoal e a autoestima desse amigo para que ele seja capaz de criar relações mais saudáveis.

Se tiver interesse de ler o artigo no site de origem clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.