15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

terça-feira, fevereiro 12, 2013

Brasil voltará a crescer em 2013. É a OCDE quem diz.

Não costumo colocar posts com notícias de economia aqui no blog, mas essa notícia vale quebrar a regra. Ela foi divulgada no blog do credenciado jornalista Jamil Chade (Estadão) e vai repercutir neste final de semana.
A OCDE - que é uma das mais respeitadas instituições internacionais voltadas para pesquisas e análises macroeconômicas para os seus 34 países membros - deu indicativos de que a economia do Brasil vai voltar a crescer neste ano de 2013. Leia os detalhes no post do jornalista.

Jamil Chade
11.fevereiro.2013 08:55:36

OCDE aponta para retomada da economia brasileira em 2013

Dados divulgados hoje pela OCDE, em Paris, indicam que a economia brasileira estaria dando sinais claros de que voltará a crescer nos próximos meses. A informação chega no momento em que economistas e o mercado em diversos países admitem a surpresa diante do baixo crescimento do PIB brasileiro em 2012.
Avaliando dezenas de indicadores, a OCDE chegou à conclusão de que a economia brasileira poderia passar por uma nova fase de expansão nos próximos seis meses. Em dezembro de 2012, o índice da OCDE para o Brasil chegou a 99,6 pontos, 1,7% acima de 2011.
O índice é construído a partir de dados como PIB, produção industrial, consumo, desemprego, exportações, balança de pagamentos e inflação. Segundo a OCDE, o cálculo permite saber qual será a tendência de uma determinada economia nos próximos seis meses.
Já a perspectiva para a China, Rússia e Índia é de um crescimento abaixo da capacidade desses países, o que indicaria que o freio nessas economias continuará a ser sentido.
Nos países ricos, os dados mostram tendências variadas. Nos Estados Unidos e Reino Unido, o crescimento estaria dando indicações de que estaria finalmente se consolidando. No Japão, os sinais de expansão estaria também surgindo.
Na zona do euro, a OCDE indica uma estabilização da taxa de crescimento, o que apontaria para uma recuperação lenta e que poderá se firmar só mesmo em 2014. Já o crescimento da França deve continuar fraco durante o ano.
No final desta semana, ministros do G-20 se reúnem em Moscou. Na pauta estará o debate sobre como fazer com que a economia mundial volte a crescer de forma sustentável.

http://grannyo.tripod.com/bars/bar1.gif

Um comentário:


  1. RIO DE JANEIRO, BRASIL

    VOCE PROCURA UMA GRANDE E RARA OPORTUNIDADE DE TRABALHO QUE LHE PROPORCIONE RENDA, SUCESSO PROFISSIONAL, OCUPAÇÃO DIGNA, EMPREGO PARA VOCE E MUITAS OUTRAS PESSOAS IGUAIS A VOCE?
    Seja um(a) DELEGADO(a) LOCAL DO CONSUMIDOR
    ENTAO ACESSE O SITE:
    www.delegaciadoconsumidor.org
    Quando abrir, click no link “SLIDES”.
    O TEMPO DE DURAÇÃO É SOMENTE DE 05 MINUTOS
    Se tiver alguma dúvida ou desejar outras informações não disponíveis nos SLIDES nosso email é:
    delegaciadoconsumidor@gmail.com
    justicarapida@gmail.com
    antoniogilsondeo@gmail.com
    DELEGACIA LOCAL DO CONSUMIDOR
    RIO DE JANEIRO
    TEL: (21) 3087-8742 - 9101-1464
    DELEGADO NACIONAL
    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir