22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

"The Logical Song" de Roger Hogson com Supertramp.

 
A banda britânica "Supertramp" gravou, em 1979, um dos seus maiores hits: "The Logical Song" escrita e interpretada por Roger Hodgson. Vendeu 18 milhões de cópias e ainda é um sucesso entre os jovens do mundo todo.  
  • "A canção conta a história de um homem que é retirado do ambiente intocável da infância e colocado na escola. Lá, é preparado para um futuro desprovido de qualquer espontaneidade em suas ações e é constrangido em relação à sua liberdade de expressão, sendo advertido que é melhor "observar o que diz ou será chamado de radical, liberal, fanático, criminoso". Por fim, torna-se, sob pressão, um conformista e acaba confuso quanto a si mesmo." (texto copiado da Wikipédia)
Em uma edição primorosa, o primeiro vídeo é um "clip" com lindas imagens e legendas em português. Um poema em forma de canção. O segundo vídeo exibe a canção apresentada em um show pela própria banda. Os jovens dos anos 80 vão ter ótimas recordações assistindo esse vídeo. Supertramp era uma banda que todos curtiam.

 (tradução)
"Quando eu era jovem, 
Parecia que a vida era tão maravilhosa, 
Um milagre, oh ela era tão bonita, mágica. 
E todos os pássaros nas árvores, 
Eles cantavam tão felizes, 
Alegres, brincalhões, me olhando.
Mas aí eles me mandaram embora,

 Para me ensinar a ser sensato, 
Lógico, responsável, prático. 
E mostraram um mundo 
Onde eu poderia ser dependente,
Doente, intelectual, cínico.
Tem vezes, quando todo mundo dorme, 

As questões correm profundas demais 
Para um homem tão simples. 
Por favor, me diga o que aprendemos 
Eu sei que soa absurdo, 
Mas por favor me diga quem eu sou.
Eu digo: Agora cuidado com o que você diz,

Ou eles estarão te chamando de radical, 
Liberal, fanático, criminoso 
Você não vai assinar seu nome, 
Gostaríamos de sentir que você é 
Aceitável, respeitável, apresentável, um vegetal !
À noite, quando todo mundo dorme,

As questões correm tão profundas 
Para um homem tão simples. 
Por favor, me diga o que aprendemos
 Eu sei que soa absurdo,
 Mas por favor me diga quem eu sou. 
Quem eu sou…"

 

9 comentários:

  1. Puxa estou vasculhando a internet em busca deste video ... mas não encontro .

    "The Logical Song" - Quem você é?

    Maria Cristina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Cristina, não tive dificuldade em localizar o vídeo de "The Logical Song" no YouTube. Tente o link "http://youtu.be/ObiEQdh72Us". Lá no YouTube tem uma série de vídeos com a canção do Supertramp interpretada por outros artistas. Também há um vídeo magnífico no Dailymotion (clique no link http://www.dailymotion.com/video/xuzdrt_the-logical-song-roger-hodgson-supertramp-vocalista-e-compositor_music#.UP3ZevLcAyQ). É o melhor que encontrei, com o próprio Roger Hodgson tocando e interpretando essa canção eterna. No Google entre com o título da música. Acho que por ai você vai achar. Espero ter ajudado. Aliás vou aproveitar sua visita e atualizar o post que é de 2008. Vou dar repaginado e republicar. É sensacional mesmo. Grato pela visita ao blog e volte sempre.

      Excluir
    2. Quem somos nós?
      https://www.youtube.com/watch?v=ULclf9VO6Pk

      Excluir
  2. Olá.

    Excelente.

    Gracias por compartilhar.

    Um Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de postar o video das crianças com musica do Supertramp, APENAS O VIDEO ADOREI ESTE VIDEO TRAZIDO , GOSTARIA DE POSTA-LO NO FACE.POR FAVOR TEM COMO ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  4. Graças a Deus este video foi gravado aqui, pois é excelente e o youtube o tirou do ar, esta é a minha musica favorita da minha banda favorita e acho a letra nada menos do que genial e conta a historia de absolutamente todo mundo. Outro video que tinha no youtube que sumiu que não acho mais, é o oficial da musica dreamer que tinha a banda inteira tocando. Muito Obrigado!! Direto eu direciono alguem para este link..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fernando, este vídeo foi "capturado" com os recursos do próprio blogger. É um dos mais visitados que tenho. Só consegui preservá-lo porque não usei o código "embed" do Youtube. Grato pela visita e pela força ao blog. Volte mais vezes.

      Excluir
  5. Que maravilha!!! amava ouvir supertramp!!!!! Mas veja que só agora,após os 40,descobri a tradução....ou,entendi o que ela significa!!!!!obrigada!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por sua alegria. Eu também amava e ainda ouço o Supertramp. Volte sempre

      Excluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.