21 DE JULHO DE 2024 - DOMINGO - DIA DA APROXIMAÇÃO DE PI


O Dia da Aproximação de Pi comemora-se no dia 22 de julho. Isso porque 22/7 é uma fração que representa Pi, escolhendo-se o dia 22 de julho para se celebrar esta constante matemática. A data numérica do dia (22/7) é igual a 3,14285714, o que é uma boa aproximação para Pi com duas casas decimais (3,14159). Assim, este dia é celebrado como a abordagem mais próxima de Pi do ano. Consoante a convenção adotada, o Dia de Aproximação de Pi também se pode comemorar a: 26 de abril (dia em que a Terra completa dois radianos de sua órbita); 10 de novembro (314º dia do ano); 21 de dezembro (355º dia do ano à hora 1:13, 355/113 - aproximação chinesa). O que é o Número Pi? Número Pi Número Pi é uma sequência infinita de dígitos. Seu valor é 3,14159265358979323846… Nos cálculos matemáticos em que é usado, o número é abreviado para 3,1416, ou 3,14. Trata-se da constante matemática mais antiga de que se tem conhecimento e que continua a ser estudada. Pi é objeto de estudo há mais de 2 000 anos. Além do Dia da Aproximação do Pi, também se celebra anualmente o Dia do Pi a 14 de março.

Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aprenda como aprender (O Oleiro)

Este é um dos vídeos de animação mais bem estruturados que já tive oportunidade de assistir nos últimos tempos. Chama-se "The Potter" (O Oleiro) e a mensagem que ele passa de uma maneira lúdica e bem humorada é trabalho de quem entende do riscado. 
É curioso que o vídeo já tem três anos de circulação no YouTube e não fez o sucesso que merecia. Tem pouco mais de 20.000 acessos que é um nível inferior à sua qualidade e ao interesse que deveria despertar. 
É uma pena, pois nós, os internautas, nos atrasamos três anos de conhecer uma bela oportunidade de crescimento com o que costumamos chamar de "A Moral da História" que está encerrada neste curta-metragem! Não vou antecipá-la aqui. Deixarei que a curiosidade os leve a descobri-la assistindo ao vídeo inteiro que é tecnicamente de alta qualidade e com cenas de rara leveza e uma excelente  trilha sonora. Aprendam e divirtam-se...


2 comentários:

  1. É um vídeo fantástico e que todo professor deveria assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, Aroeira, desculpe não ter lhe agradecido antes, pela visita e pelo comentário na Oficina de Gerência. Você escolheu bem o post para seu comentário. "The Potter" (O Oleiro) é um meus posts mais visitados. Parabéns pelo comentário.
      Receba meu abraço e volte sempre.

      Excluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.