26 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia da gula ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Gula é celebrado anualmente em 26 de janeiro. A gula é um dos sete pecados capitais, de acordo com a algumas doutrinas religiosas, estando relacionada com a condição de egoísmo do ser humano, quando este deseja ou obtém algo para além do necessário, apenas pelo prazer de possuir tal coisa. O Dia da Gula, no entanto, não tem nenhuma conotação religiosa, mas serve para alertar sobre um grave distúrbio alimentar que acomete as pessoas que consomem grandes quantidades de comida como uma compensação por se sentirem sozinhas, incompletas ou fracassadas em alguma outra área de suas vidas. Neste caso, a gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. As pessoas que sofrem de gula devem seguir algumas regras para tentar evitar o instinto guloso, como: Evitar jejuns prolongados; Não fazer refeições com muita fome; Refeições saudáveis a cada três horas; Evitar rodízios e self-services; Ficar atento ao consumo de guloseimas; Praticar exercícios físicos regularmente; Ingerir fibras e proteínas; Manter-se sempre hidratado.


Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1773 – Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1848), foi um escritor, filósofo e político brasileiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca)


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Aprenda como aprender (O Oleiro)

Este é um dos vídeos de animação mais bem estruturados que já tive oportunidade de assistir nos últimos tempos. Chama-se "The Potter" (O Oleiro) e a mensagem que ele passa de uma maneira lúdica e bem humorada é trabalho de quem entende do riscado. 
É curioso que o vídeo já tem três anos de circulação no YouTube e não fez o sucesso que merecia. Tem pouco mais de 20.000 acessos que é um nível inferior à sua qualidade e ao interesse que deveria despertar. 
É uma pena, pois nós, os internautas, nos atrasamos três anos de conhecer uma bela oportunidade de crescimento com o que costumamos chamar de "A Moral da História" que está encerrada neste curta-metragem! Não vou antecipá-la aqui. Deixarei que a curiosidade os leve a descobri-la assistindo ao vídeo inteiro que é tecnicamente de alta qualidade e com cenas de rara leveza e uma excelente  trilha sonora. Aprendam e divirtam-se...


2 comentários:

  1. É um vídeo fantástico e que todo professor deveria assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor, Aroeira, desculpe não ter lhe agradecido antes, pela visita e pelo comentário na Oficina de Gerência. Você escolheu bem o post para seu comentário. "The Potter" (O Oleiro) é um meus posts mais visitados. Parabéns pelo comentário.
      Receba meu abraço e volte sempre.

      Excluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.