19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Conheçam Michael Sandel, pois não vão esquecê-lo!

 
 .
Já ouviu falar do professor Michael Sandel? Provavelmente não. Se já o conhece pode se considerar um privilegiado no Brasil. Se você clicou no link ai atrás terá visto que está em espanhol porque não existe link na Wikipédia em português para apresentar esse notável filósofo norteamericano que está há duas décadas revolucionando o pensamento sobre os conceitos modernos da justiça, da moral e da ética através de seu famoso curso "Justice" ministrado na Universidade de Harvard.
Infelizmente temos que conviver, no Brasil, com esse atraso cultural de conhecer tais personalidades fantásticas muito tempo depois que estão em atividade. Não deixa de ser uma forma de reservar a mais valiosa camada de conhecimento às classes privilegiadas que têm, antes dos mortais comuns, o acesso a esse tipo de informação. Vamos deixar esse tema de lado, pois não é o objetivo desse post.
O que quero é apresentar aos leitores do blog uma oportunidade preciosa de começar a conhecer Michael Sandel. Só agora, no mês de agosto próximo a Amana Key de Oscar Motomura estará promovendo um evento com Michael Sandel aqui no Brasil. Estamos atrasados, mas nunca é tarde para evoluir.
Abaixo está o primeiro episódio da série Justice - que é intitulado de "O Lado Moral do Assassinato". Sugestivo não é mesmo? Na "chamada" do vídeo está escrito: 
  • "Se você tivesse que escolher entre duas alternativas que seriam (1) matar uma pessoa para salvar a vida de cinco outras e (2) não fazer nada, mesmo que você soubesse que cinco pessoas iriam morrer diante de seus olhos se você não fizer nada, o que você faria? Qual seria a coisa certa a fazer?” 
Esse é o cenário hipotético que o Professor Michael Sandel usa para lançar seu curso de raciocínio moral e que a Universidade de Harvard transformou em vídeos e disponibilizou à rede via YouTube. Já assisti alguns é como se tivesse tomado uma forte ducha de cultura que está ao alcance do entendimento de qualquer um. Virei um absoluto admirador de Michael Sandel e estou avidamente conhecendo e lendo tudo que posso sobre ele e seu trabalho.
Recomendo fortemente  que assista ao vídeo - tem 30 minutos de duração,as você nem sentirá passar -  e aos outros da série e comece a se interessar por Michael Sandel, pois ainda ouviremos falar muito dele. Estou seguro que muitos irão se encantar com as aulas do professor que foram as de mais alta taxa de matrículas em toda a história de Harvard.

BIOGRAFIA
Clique sobre a imagem
Publicado em 02/05/2012 por (clique nesse link para conhecer, pois vale a pena )
Aula do curso Justice -- Qual a coisa certa a fazer, de Harvard. 
Nesta palestra, o professor Michael Sandel apresenta o filósofo Immanuel Kant, que rejeita o utilitarismo. Ele argumenta que cada um de nós tem determinados deveres e direitos fundamentais que têm prioridade em relação à maximização da utilidade. Quando agimos por dever, fazendo algo simplesmente porque é certo, é que nossas ações têm valor moral. Kant dá o exemplo de um comerciante que deixa de dar o troco errado a um freguês só porque o seu negócio pode ser afetado se os outros fregueses descobrirem. Para Kant, a ação do comerciante não tem valor moral, porque ele fez a coisa certa pela razão errada. (Este é o texto de apresentação do vídeo no YouTube).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.