15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

sábado, março 31, 2012

Segredos dos Palestrantes bem sucedidos

Participei no início de março do seminário "Os Segredos dos Palestrantes Campeões" conduzido pelo consagrado Roberto Shinyashiki. A imagem ao lado é uma cópia do crachá de identificação no evento. Gostei muito. 
Shinyashiki no palco como palestrante é um showman. Dispensa apresentação. Tem mais de trinta anos de ofício.
Aprendi muito com a metodologia que ele ensina e já a estou aplicando. Ela serve não só para palestras, mas também para qualquer outra atividade que envolva a apresentação de projetos, de ideias, de teses, de tudo.
No seminário estavam presentes nada menos que oito campeões olímpicos brasileiros. Robson Caetano, Torben Grael, Nalbert, Mirna e Sandra (vôlei de praia) e outros. Muitos escritores iniciantes e palestrantes corporativos também estavam lá para aprender os "segredos" do mestre.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do jovem professor, escritor e pensador Gil Giardelli - especialista em mídias sociais - que também é palestrante e enriqueceu o seminário com uma performance maravilhosa. Foi um evento dentro do seminário. Guardem esse nome, pois muito brevemente ele vai começar a aparecer para o grande público.
Esse post tem o objetivo maior de apresentar o vídeo abaixo que copiei do site público de Shinyashiki onde ele dá dicas valiosas sobre as apresentações em público. Para quem trabalha em setores onde é necessário fazer apresentações para diretoria, clientes ou eventos similares recomendo fortemente que não deixem de assisti-lo.
Abaixo uma foto do seminário para dar uma ideia do porte do evento.
.

Clique e visite o site oficial
Clique no banner e visite o site


Nenhum comentário:

Postar um comentário