||| 06 de setembro DE 2026 ||| domingo ||| Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher ||| *Reflexão: “Agir com raiva é o mesmo que içar a vela na tempestade.”― Eurípedes . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

Celebramos nesta sexta-feira, 6 de setembro, o Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher, data originada nos Estados Unidos em 26 de agosto de 1920, quando foi aprovada a 19ª Emenda da Constituição Americana – que dava às mulheres o direito ao voto. Esta data comemorativa é mais um dos tantos marcos instituídos para a conscientização da necessidade da igualdade entre gêneros na sociedade atual. Em que pesem as diversas lutas em prol dos direitos das mulheres, o progresso para se alcançar tal objetivo continua lento, de modo que em 2020 foi feito um balanço para se verificar a implementação do Plano de Igualdade de Gênero (firmado por diversos países em 1995 – Plataforma de Ação de Pequim), que constatou* que nenhum país, até hoje, alcançou a efetiva igualdade de gênero. A situação que temos hoje, de uma sociedade ainda dominada pelo machismo estrutural, no entanto permite vislumbres de uma mudança positiva justamente pelas lutas travadas pelos movimentos de mulheres em todo o mundo. Diversos movimentos globais reivindicam a necessária igualdade de gênero e logram êxito em muitas ações. Segundo Phumzile Mlambo-Ngcuka (ex-vice presidenta da África do Sul e atual diretora-executiva da Onu Mulheres), “a igualdade de gênero não é apenas um quarto dos assentos nas mesas de poder”, mas sim, é “a realidade atual da representação das mulheres em geral”. Sabemos que apesar dessas vitórias pontuais, ainda há muito a ser feito a fim de se alcançar mudanças mais profundas e consolidadas para as gerações futuras.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Gustave Le Bon (Nogent-le-Rotrou, 7 de maio de 1841 – Marnes-la-Coquette, 13 de dezembro de 1931) foi um polímata francês cujas áreas de interesse incluíam antropologia, psicologia, sociologia, medicina, e física. Ele é mais conhecido por seu trabalho em 1895, A Multidão: Um Estudo da Mente Popular, considerado um dos trabalhos seminais da psicologia das multidões. [Ignorado e difamado pelo meio acadêmico francês durante sua vida devido a suas visões políticas consideradas conservadoras pelo establishment, Le Bon criticava a democracia e o socialismo. As obras de Le Bon foram influentes para diversas figuras como Theodore Roosevelt, Benito Mussolini, Sigmund Freud, José Ortega y Gasset, Vladimir Lenin e Monteiro Lobato.

 

sábado, 31 de março de 2012

Segredos dos Palestrantes bem sucedidos

Participei no início de março do seminário "Os Segredos dos Palestrantes Campeões" conduzido pelo consagrado Roberto Shinyashiki. A imagem ao lado é uma cópia do crachá de identificação no evento. Gostei muito. 
Shinyashiki no palco como palestrante é um showman. Dispensa apresentação. Tem mais de trinta anos de ofício.
Aprendi muito com a metodologia que ele ensina e já a estou aplicando. Ela serve não só para palestras, mas também para qualquer outra atividade que envolva a apresentação de projetos, de ideias, de teses, de tudo.
No seminário estavam presentes nada menos que oito campeões olímpicos brasileiros. Robson Caetano, Torben Grael, Nalbert, Mirna e Sandra (vôlei de praia) e outros. Muitos escritores iniciantes e palestrantes corporativos também estavam lá para aprender os "segredos" do mestre.
Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do jovem professor, escritor e pensador Gil Giardelli - especialista em mídias sociais - que também é palestrante e enriqueceu o seminário com uma performance maravilhosa. Foi um evento dentro do seminário. Guardem esse nome, pois muito brevemente ele vai começar a aparecer para o grande público.
Esse post tem o objetivo maior de apresentar o vídeo abaixo que copiei do site público de Shinyashiki onde ele dá dicas valiosas sobre as apresentações em público. Para quem trabalha em setores onde é necessário fazer apresentações para diretoria, clientes ou eventos similares recomendo fortemente que não deixem de assisti-lo.
Abaixo uma foto do seminário para dar uma ideia do porte do evento.
.

Clique e visite o site oficial
Clique no banner e visite o site


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.