24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 28 de março de 2012

Millor Fernandes, o Brasil perde uma de suas mais brilhantes inteligências.

O Brasil perde em menos de uma semana outra inteligência de primeira grandeza no seu universo cultural. Millôr Fernandes tem uma dimensão que infelizmente as novas gerações não conheceram. 
Não era um homem de televisão e por isso não tinha a mesma popularidade de Chico Anysio, mas foi um intelectual do mais alto nível e ao mesmo tempo um homem que sabia interpretar as ansiedades do povo. Um cronista cotidiano que colocou seus cartoons e desenhos em um enorme mosaico que marcou parte da vida do nosso país. Ele foi um permanente e ácido crítico dos usos e costumes dos brasileiros e principalmente dos políticos e poderosos.
Millôr Fernandes tem certamente uma dimensão na história da vida cultural do Brasil que sua modéstia e aversão à autopromoção impediram de fazê-lo mais conhecido pelas gerações mais novas. Uma pena. Ele tinha aversão à popularidade.
Provavelmente sua morte possa trazer à tona a biografia desse homem genial que transitou com fina inteligência por vários campos do mundos da cultura exercendo com igual maestria ofícios como cartunista, jornalista, humorista, desenhista de traços únicos, escritos com muitos livros publicados, dramaturgo (é autor do famoso musical "Liberdade, Liberdade") e tradutor do inglês e do francês de obras importantíssimas onde se destacam clássicos de Sófocles, Shakespeare, Molière, Brecht e Tennessee Williams. Mantinha-se atualizado com o mundo moderno por meio de seu site sempre muito visitado e imperdível para quem gosta de navegar por links inteligentes.

http://www2.uol.com.br/millor/aberto/hm_logos/images/309.jpg
Clique no desenho e visite o site do Millôr
Foi também um criador de frases geniais que povoaram e vão continuar sendo citadas por brasileiros que muitas vezes nem sabem que foram dele. Com um estilo inconfundível e sempre crítico soube como ninguém expressar desde o mais simples aos mais profundos pensamentos e fatos que nos rodeiam. Vejam algumas delas:
  • "A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades."
  • "Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim."
  • "Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem."
  • "Chato...Indivíduo que tem mais interesse em nós do que nós temos nele."
  • "O dinheiro não dá felicidade. Mas paga tudo o que ela gasta."
  • "Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor."
  • "Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso."
  • "Família é aquele negócio que quando a gente está perto quer estar longe e quando está longe quer ficar perto."
Millôr Fernandes é mais um cometa radiante que se apaga em sua trajetória  e transforma-se em estrela de primeira grandeza no universo das artes e da cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.