29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 8 de março de 2012

Os "espertos" da Internet. Querem cobrar direitos autorais por vídeos do YouTube. Que tal?

http://www.paraiba.com.br/static/images/noticias/normal/1325538343531-internet-livre.jpgRecebi de meu caro amigo da blogosfera - JB - o comentário abaixo:
  • "Olho vivo HD !!! Transcrevo abaixo uma parte da reportagem. O link está junto. SDS. JB".
O link por ele referido nos remete ao site do jornal O Globo que traz uma notícia tão inusitada quanto anacrônica. Informa que o ECAD  (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) está "cobrando" dos blogs direitos autorais por reproduções de vídeos do YouTube, Vimeo e outros sites similaress blogs. Leiam o inicio da notícia e depois acessem o link do jornal para conhecer a íntegra do texto:
  •  "A saga de cobranças inusitadas do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) ganhou mais um capítulo na semana passada. Os rapazes do blog Caligraffiti receberam na última terça-feira um email da entidade arrecadadora avisando que teriam de pagar direitos autorais pelos vídeos do YouTube e do Vimeo que apareciam no site. Surpreso, Uno de Oliveira, um dos responsáveis pelo blog, ligou para o escritório do Ecad em São Paulo, pois nunca tinha ouvido falar nesse tipo de cobrança." O link é: Ecad cobra taxa mensal de blogs que utilizam vídeos do YouTube
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9Qr0qYs6XC8G-BvCrAgwzfo01E1ZJ4Tg7BRRPUyj4DYCKI7ib2b9eZKG28PUbgGQvs5eY-N4LHxcacGmWZ_30n_U7yH6MYHa5DB6MQiVegXpxaO3lz7GuVBSVvuNkh7T9lnj-NTOkJBIE/s1600/logo+internet+livre.jpgO Caligraffiti que a princípio ficou temeroso tirou o blog do ar, mas depois resolveu enfrentar o absurdo que a sanha arrecadatória do ECAD - já conhecida por outros despautérios - atingiu o que a internet tem de mais admirável que é a liberdade de compartilhamento dos vídeos e imagens produzidos pelo YouTube e outros sites de mesma natureza. A galera do Caligraffiti recolocou o blog no seu espaço e publicou um manifesto que replico abaixo.
Nem preciso comentar sobre as consequências de uma atitude como essa que o ECAD inventou.  Imaginem ter que pagar direito autoral por reproduções nos blogs, sites, redes sociais, twitter e tantos outros de mesmo formato?  Acho que nessa o ECAD assanhou uma enorme casa de marimbondo. Certamente vai ter troco! Mexeu com quem estava quieto!
Já passei pelo blog e deixei meu apoio. Leiam o manifesto.
  •  
 Por uma Internet Livre!
 2 de Março de 2012 • por Uno de Oliveira 

Clique no logotipo e visite o blog.
Queria fazer um desabafo para todos os leitores do Caligraffiti e explicar porque ficamos boa parte dessa semana com o site fora do ar. Recebemos um email do ECAD dizendo que teríamos que começar a pagar por embedar vídeos sonorizados do You Tube e Vimeo. Segundo o ECAD:
“Esclarecemos que, toda pessoa física ou jurídica que utiliza músicas publicamente, inclusive através de sites na Internet, deve efetuar o recolhimento dos direitos autorais de execução pública junto ao ECAD, conforme a Lei Federal 9.610/98.”
Então o ECAD além de ganhar do Google e Facebook agora está começando a taxar todos os sites que têm algum tipo de sonorização, mesmo sendo um compartilhamento. E o valor não é barato! O pior de tudo é que o Caligraffiti não é uma empresa e nem tem fluxo de caixa, não há beneficiamento financeiro em nenhum patamar. O projeto é bancado pelos próprios escritores que acreditam em poder contribuir com a evolução do design nacional.
E pasmem, a nossa legislação atual compactua e protege o ECAD a fazer esse tipo de cobrança. Não temos saída, a não ser colocar a boca no mundo e cobrar leis mais flexíveis quando o assunto é internet.
Conversamos com muita gente, blogueiros, advogados especializados e formadores de opinião, todos concordam que esse tipo de atitude inibiria a blogosfera brasileira, que utiliza muito material compartilhado de grandes canais de vídeo online. Por opiniões unânimes decidimos recolocar o site no ar e encarar a briga, caso realmente eles queiram isso.
Hoje em um mundo web 2.0 não podemos nos abster de compartilhar o que achamos interessante no nosso site. É contra a liberdade de expressão e totalmente contra alguns dos mais importantes princípios do Caligraffiti, a divulgação, compatilhamento e discussão de assuntos relativos ao design, arte e cultura.

2 comentários:

  1. Prezado HD,

    Antes tarde do que nunca...
    A liberdade está de volta.

    SDS

    JB

    Ecad volta atrás em cobrança de vídeos de blogs e sites
    10 de março de 2012 | 15h 46

    AE - Agência Estado
    O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) voltou atrás e, em nota, informou que nunca teve a intenção de cercear a liberdade na internet e cobrar direitos autorais por vídeos incorporados a blogs e sites. A polêmica começou quando blogueiros começaram a receber notificações por usarem vídeos do Youtube, do Google.

    Alguns usuários receberam cobranças de R$ 352 mensais por colocarem vídeos nos posts. O Ecad justificou-se dizendo que era uma forma de "retransmissão musical" e, por isso, os direitos autorais deveriam ser pagos. A entidade, porém, já recebe o pagamento diretamente do Google, com quem assinou um acordo para direitos autorais de todos os vídeos que circulam pelo Youtube.

    Em comunicado, o Google Brasil se posicionou contra a cobrança dos usuários que incorporam vídeos do Youtube. "Esses sites não hospedam nem transmitem qualquer conteúdo quando associam um vídeo do YouTube em seu site", disse o diretor de políticas públicas e relações governamentais Marcel Leonardi. Segundo a nota, o Ecad "não pode cobrar por vídeos inseridos por terceiros".

    Em sua nota de esclarecimento, o Ecad reavalia as cobranças de webcasting desde o fim de fevereiro e afirma que as notificações devem ter ocorrido antes da mudança. "Mesmo assim, decorreu de um erro de interpretação operacional, que representa fato isolado no universo do segmento", explicou o escritório.

    http://www.estadao.com.br/noticias/geral,ecad-volta-atras-em-cobranca-de-videos-de-blogs-e-sites,846710,0.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro JB,
      Grato pelo adendo ao seu comentário.
      Vou providenciar o esclarecimento no post.
      Grande abraço.

      Excluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.