||| 01 de junho DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia nacional da imprensa ||| Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente. (William Shakespeare) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Imprensa é comemorado no dia 01 de junho. A data foi escolhida em 1999 para homenagear o dia em que começou a circular pelo Brasil a primeira publicação do periódico Correio Brazilienze, em 1808, criado pelo jornalista Hipólito José da Costa. O Correio Brazilienze era impresso mensalmente em Londres, mas foi o primeiro jornal a exercer a atividade jornalística e formar opinião pública no Brasil. Antes disso, até o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado no dia 10 de setembro, data em que começou a circular o jornal Gazeta do Rio de Janeiro, também no ano de 1808.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Deli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi ("Venerável Gandhi", sendo Mahatma um título), foi um advogado estadista, líder espiritual e ativista indiano. Considerado também um líder religioso, além de nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana. Ficou conhecido por ter empregado a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida pela independência da Índia do Reino Unido e, por sua vez, por inspirar movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. O título honorífico Mahātmā (do sânscrito: "de grande alma", "venerável"), aplicado-lhe pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo. O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência. Gandhi nasceu e foi criado em uma família hindu no litoral de Guzerate, oeste da Índia, e se formou em Direito no Inner Temple, Londres, Inglaterra. É comumente — embora não formalmente — considerado o Pai da Pátria indiana, também chamado de Bapu (Guzerate: carinho por pai, papa). Seguia o princípio da não violência incorporado à desobediência civil, e empregou pela primeira vez a desobediência civil não violenta como advogado expatriado na África do Sul, na luta da comunidade indiana pelos direitos civis. Após seu retorno à Índia em 1915, começou a organizar camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a discriminação excessiva. Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para várias causas sociais e para alcançar o Swaraj ou o autogoverno. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi}

 

imagem

imagem

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Hoje na História - 4 de Janeiro (Today in History / Associated Press)

Quais os fatos mais relevantes ocorridos nos  muitos dias  4 de janeiro sob o ponto de vista da História e do jornalismo da Associated Pres*
É para responder a perguntas como esta e dirigida para cada um dos 365 dias do ano que a AP criou a série “Today in History” produzida em vídeos e disponibilizada no YouTube. Uma bela idéia que estou reproduzindo na Oficina de Gerencia acrescendo um breve texto sobre os fatos apresentados no vídeo. E diga-se de passagem, acho que nenhum blog soube ainda aproveitar esta iniciativa da AP . Se eu estiver equivocado, por favor, corrijam-me.



Em 2006, Ariel Sharon sofreu um segundo derrame, muito mais grave que o primeiro tirando-o do poder em Israel; Nasce a 4 de Janeiro de 1809 em Coupvray, França, Louis Braille, criador do sistema de leitura para invisuais ao qual foi atribuído o seu nome; Morreu em 1965 o poeta britanico-norte-americano T.S. Elliot que inspirou Andrew Lloyd Webber a produzir o musical Cats e a inesquecível música Memory; Jesse "The Body" Ventura - apresentador de TV e ator toma posse em 1999 como Governador do Estado de Minnesota.


2 comentários:

  1. Nossa que legais esses posts com a história de cada dia! Muito bom! :D

    Abraços Herbert! Que 2010 seja um ano de mais sucesso e realizações pra vc! :D

    ResponderExcluir
  2. Olá Nicholas,

    Que bom vê-lo por aqui!
    Grato pela visita e pela força com os posts do "Today in History". Também achei que era uma ótima ideia colocar os vídeos da AP no post. Na verdade os vídeos são "aperitivos da história" pois são poucos os fatos e colocados sob o ponto de vista dos norte-americanos, mas são atraentes e chamam a atenção para a "historia nossa de cada dia". E isso é bom!
    Brigadão meu jovem amigo e sucesso lá no "Blog do Nicholas". Em breve vou por lá retribuir a visita.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.