28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Wikipédia... Você sabe porque ela (enciclopédia) tem esse nome?

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida” *

Por Marcelo Duarte  (9 de agosto de 2021)
(Clique no link para conhecer sobre o autor)

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  “Ué, se eles já tinham uma enciclopédia virtual, para que mudar?”, pergunta-se o professor Warde Marx. Aí tem história!  As características da Nupédia exigiam que os artigos fossem revisados por especialistas, o que fazia todo o processo ser muito lento. Tanto é que, dez meses depois, em janeiro de 2001, eles criaram a Wikipédia, que era mais relaxada quanto às certezas acadêmicas. Tanto é que a Nupédia acabou encerrando as atividades em 2003, com apenas 23 artigos concluídos e 74 em revisão.

A Wikipédia brasileira tinha problemas e falta de credibilidade, pois uma guerra entre “grupos” fazia com que cada um deles postasse informações erradas no grupo “inimigo”. Consta que a melhor é a alemã. Uma pesquisa na Inglaterra descobriu que os verbetes na Wikipédia eram mais difíceis de entender do que os da Enciclopédia Britannica. A razão é que a Wiki era escrita por super especialistas e a Britannica, por jornalistas, que fazem com que a informação seja mais fácil de ser entendida. 


Os 20 anos da Wikipédia -  "Ai tem História!"


Na verdade a Wikipédia completou 22 anos em janeiro deste ano (2023). O artigo escrito pelo Marcelo Duarte, para o site "Guia dos Curiosos", o foi agosto de 2021. Por óbvio achei melhor nao adulterar o texto original o que que em nada altera o contexto do seu conteúdo. O artigo pode ser lido na sua página original clicando aqui.

💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.