O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

domingo, 16 de abril de 2023

Que rôlo! - Fernando Veríssimo (Sobre a Páscoa)

 

Luis Fernando Veríssimo

QUE RÔLO!! 

- Papai, o que é Páscoa?

- Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa!  

- Igual ao Natal?  

- É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição. 

 - Ressurreição? 

 - É, ressurreição... Marta, vem cá! 

 - Sim? 

 - Explica pra esse garoto o que é ressurreição, pra eu poder ler o meu jornal. 

 - Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido! Foi o    que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado... Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu ? 

 - Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um coelho? 

 - O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas... Coelho?! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! ... Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo  menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe! Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo!  

- Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus ?  

- É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no  catecismo. É a Trindade! Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.  

- O Espírito Santo também é Deus?  

- É sim.  

- E Minas Gerais?  

- Sacrilégio...!!!  

- É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?  

- Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus! É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora  explica tudinho! 

 - Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa? 

 - Eu sei lá ?!? É uma tradição... É igual a Papai Noel, só que ao invés de  presente ele traz ovinhos. 

 - Coelho bota ovo ? 

 - Chega!! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais... 

 - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa ? 

 - Era... era melhor,sim... ou então urubu!!  

 - Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia ele morreu ? 

 - Isso eu sei: na Sexta-feira Santa!! 

 - Que dia, e que mês?  

 - (???) Sabe que eu nunca pensei nisso?? Eu só aprendi que ele morreu  na Sexta-feira Santa, e ressuscitou três dias depois, no Sábado de Aleluia! 

 - Um dia depois!  

 - Não... três dias depois! 

 - Então, morreu na Quarta-feira! 

 - Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de  Cinzas? Ah, garoto, vê se não me confunde ! Morreu na Sexta mesmo, e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua  professora de catecismo! 

 - Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua? 

 - É que hoje é Sábado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do  Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus. 

 - O Judas traiu Jesus no Sábado?  

 - Claro que não! Se Jesus morreu na Sexta...!  

 - Então por que eles não malham o Judas no dia certo? 

 - Poorra... (Ô... Desculpe filho.)

 - Papai, qual era o sobrenome de Jesus? 

 - Cristo. Jesus Cristo.  

 - Só? 

 - Que eu saiba sim, por quê?  

 - Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?  

 - Ai coitada! 

 - Coitada de quem?  

 - Da sua professora de catecismo!

 (Luiz Fernando Veríssimo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.