19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 13 de abril de 2023

Guia dos Curiosos, a nova "tag" da Oficina de Gerência. Venha conhecer.

Estou criando agora, aqui, no blog da Oficina de Gerência, uma "tag" para postar (e divulgar) as informações que o jornalista Marcelo Duarte (clique no link) reuniu no seu famoso livro "O Guia dos Curiosos" .

O livro, que está reproduzido em forma PDF na internet  (clique aqui), é um "best seller" permanente dado o interesse natural, que todos temos, em saber o porquê das coisas, de tudo...

Atualmente em suas novas edições o Guia dos Curiosos se desdobrou em uma coleção de outros livros e até cards, sobre os diversos temas abordados tais como: Folclore, Brasil, Esportes, Invenções e outros mais...

Leiam o que diz o site da Amazon sobre a atual edição à venda do "Guia dos Curiosos" :
  • "O livro que deu origem à coleção traz curiosidades sobre o Universo, o reino animal, a literatura, as religiões, os esportes e muito mais. A diversidade de temas abordados o tornam um eficiente material de consulta, seja qual for o assunto. Em dez anos de vida, o grande almanaque de informações úteis e inúteis ficou 16 semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e foi o livro de não-ficção mais vendido em 1995. Vendeu cerca de 189.000 exemplares."
Leiam também a referência que a própria editora do Livro, a Panda Books, produziu para a "Coleção Guia dos Curiosos"
  • A série O Guia dos Curiosos é referência quando o assunto é almanaque de curiosidades. Hoje a coleção conta com oito volumes e prova que, mesmo na era da internet, é uma indispensável fonte de pesquisa sobre qualquer assunto para leitores de qualquer idade. Agora a série ganha uma edição especial: um livro em formato de cards! Curiosidades sobre os mais diversos temas organizados em perguntas e respostas para o leitor testar os seus conhecimentos e provar que é um curioso de verdade!  (clique aqui se quiser continur a leitura)
Enfim, a partir de agora, regularmente, a Oficina de Gerência vai enriquecer e rechear seu blog com as publicações, em breves tópicos, das mais diversas curiosidades que o Guia do Curiosos nos traz. Isso dará um toque de leveza no conteúdo - meio sisudo - que a própria temática do blog impõe.

E vamos logo iniciar trazendo algumas curiosidades que coletei de forma aleatória, no livro:

  • O que significam as estrelas estampadas na bandeira brasileira?


"A bandeira do Brasil tem 27 estrelas. Elas correspondem ao número total de Estados brasileiros e também o Distrito Federal. O desenho celeste estampado na nossa bandeira representa o céu do Rio de Janeiro, às 20 horas e 30 minutos, no dia 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República. A estrela que está acima da faixa branca representa o Estado do Pará. O nome dela é Spica, a estrela alfa – a mais brilhante – da constelação de Virgem."

  • Como a ostra faz a pérola?

"A pérola resulta de um sistema de defesa da ostra contra invasores. Parasitas que se alojam no dentro da ostra, ou mesmo um grão de areia, são atacados por uma substância composta de aragonita (um tipo de calcário), uma outra substância orgânica igual a da concha externa e água. Essa mistura é chamada de  nácar e cristaliza em camadas em cima do intruso."

Coloco abaixo, uma pequena lista extraída do índice do Guia dos Curiosos, apenas para buscar aguçar a curiosidade dos leitores que se interesse pelo assunto:
  • Por que os aviões não podem ser construídos com o mesmo material da caixa preta, se ela é a única coisa que sobra deum acidente aéreo? 
  • A carteira de identidade é a forma mais antiga de identificação?.
  • Como são feitas as listras na pasta de dentes?
  • Qual era a capacidade de transporte dos navios negreiros?
  • Qual era a diferença entre piratas e corsários?
  • Quando e por que foi instituída a jornada diária de trabalho remunerada?
  • Quando foi construído o primeiro edifício da história?

Por óbvio, os verbetes do Guia dos Curiosos foram produzidos para fornecer informações, curtas, rápidas, sobre os temas que toca. Foram feitos para despertar a curiosidade dos seus leitores e não para explorar os assuntos. Quem desejar informações mais aprofundadas, certamente vais buscá-las em fontes mais  completas.

Coloquei abaixo, para os leitores curiosos uma "chamada" para a página do Marcelo Duarte no YouTube, chamada de "Olá Curiosos!". É só clicar onde está indicado para visitá-la. É muito interessante.

Clique aqui e visite a página no YouTube


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.