08 DE janeiro DE 2026 ||| 5ª feira ||| Dia da fotografia e do fotógrafo ||| "existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.” (Ghandi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico. Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte. Fotografia A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX. No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia. A origem do Dia Nacional da Fotografia O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.


Públio Virgílio Maro (em latim: Publius Vergilius Maro; Andes, 15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio, 21 de setembro de 19 a.C.) foi um poeta romano, por vezes reconhecido como o maior poeta da Roma Antiga. Sua magnum opus, a epopeia Eneida, que narra o ato de fundação de Roma pelo herói Eneias, é considerada o épico nacional de Roma. Também sua obra lírica, principalmente as obras Éclogas (ou Bucólicas) e Geórgicas, é frequentemente incluída entre os principais textos da literatura latina. Há ainda uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, atribuídos a ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Virg%C3%ADlio)


domingo, 24 de outubro de 2021

Zurcaroh. Fenômeno! Não deixe de assistir e conhecer.




Pense em "amor à primeira vista" ou melhor ainda "paixão à primeira vista"... Foi o que senti quando vi um modesto (e curto) vídeo, enviado pelo Whatsapp por um amigo, exibindo uns 3 minutos de uma apresentação simplesmente maravilhosa - e sem identificação - de um grupo de dança desconhecido para mim.

Fiquei tão impactado que coloquei a curiosidade para funcionar. Para identificar o grupo usei o recurso Google Lens e localizei o grupo Zurcaroh (do qual nunca houvera conhecido nada a respeito) em várias apresentações no YouTube. 

Dai pra frente foi uma festa.  Procurei primeiro saber a história do grupo, que chega às margens da perfeição e criatividade nos seus espetáculos. Descobri que o Zurcaroh é um grupo amador, originário da Áustria, composto por uma equipe de dança e acrobacias formada em 2009 na Áustria e composta por 50 pessoas e nenhum ginasta profissional. São médicos, professores, químicos, fisioterapeutas, diretores de escola… Tem croata, turco, brasileiro, alemão, suíço; o mais velho tem 40 anos e o mais novo tem 7.

 O criador e coreógrafo do grupo é um brasileiro (!!!). Seu nome, Peterson da Cruz Hora ; detalhe, Zurcaroh é um anagrama do seu sobrenome; é atualmente um dos grupos de danças acrobáticas mais requisitados no show business com apresentações em mais de 20 países; já esteve aqui no Brasil, em Curitiba. 

Já um grupo experiente (desde 2009 na Europa), despontou no famoso programa America's Got Talent em Agosto/2018 quando encantou de forma impactante e definitiva o mundo show business, disputando um prêmio de um milhão de dólares, tendo sido vice-campeão.

E chega de falar. Vamos conhecer o Zurcaroh, primeiro com o vídeo de sua primeira apresentação, quando despontou para o mundo, no AGT. Veja abaixo:

A seguir o vídeo - para mim - o mais espetacular deles que leva o título de "Adão e Eva, o Pecado e o Anjo Salvador"


E finalmente um novo show do Zucaroh, quando chegou à final do AGT; Espetacular.


E finalmente, se tiver interesse em conhecer a história do grupo assista a entrevista que o seu criador, Peterson concedeu, em português.


Um comentário:

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.