20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

São Francisco de Assis, o homem, o humanista...

"São Francisco de Assis em Êxtase" - Óleo sobre tela (pintura) de Caravaggio - 1595 - Localização Wadsworth Atheneum, HartfordConnecticut

Por que a Oficina de Gerência apresenta um post sobre São Francisco de Assis? Adianto que não nada a ver com religiosidade; mesmo porque minha orientação nesse campo é mais universalista. Fosse o dia de hoje (4 de outubro) dedicado a Gandhi, por exemplo, eu também produziria um post sobre o grande humanista indiano.

Trago São Francisco de Assis ao blog por conta do simbolismo de sua humanidade, para com os homens - principalmente os pobres e desvalidos -  e também com os animais e a natureza. Escrevo, sim, sobre Francisco de Assis, o homem, o humanista, o filósofo, o poeta, o espírito iluminado: e por que não, o santo católico?

O dia de hoje é uma dedicação ao exemplo de pessoa humana que foi Francisco de Assis. Sua história, em prosa e verso, está contada,  em prosa e verso em muitos mais links do que aqueles que o Google oferece (51.700.00). 

Nestes tempos de tantos maus e medonhos exemplos que a humanidade do Planeta Terra oferece fartamente, pensar em São Francisco de Assis e no exemplo de vida que nos deixou é uma lufada de bons ventos para refletirmos sobre temas como bondade, concórdia, perdão, paz e amor. 

Toda a vida de Francisco de Assis está repleta desses princípios e resumida em sua famosa oração e não à toa, ele é reverenciado por todas as religiões e pelos homens  de todos os cantos e recantos do planeta.

Além da Wikipédia - que é mais extensa - um excelente resumo da história de Francisco de Assis é encontrada no ótimo website ebiografia e pode ser acessado clicando aqui

Coloco abaixo uma série de pensamentos e frases dele para ilustrar a reverência e a admiração que tenho por esse espírito de luz que esteve entre os homens há tantos anos -  1182- - 1226 - e permanece vivo na memória dos homens e mulheres de boa vontade.


 




 



Mensagem de São Francisco 


Quando não há nada mais a ser dito, silencia.
Quando não há mais nada a ser feito, permitas apenas ser, apenas estar e fica na companhia do teu coração e este indicará o momento apropriado para agires.
Quando a lentidão dos dias acomodar tua vontade, enlaçando-te com os nós da intranquilidade, descansa e refaz tua energia.
Não há pressa, a prioridade é que tu encontres novamente a tua essência para que tenhas presente em ti a alegria de ser e estar.
Quando o vazio instalar-se em teu peito, dando-te a sensação de angústia e esgotamento, repara tua atenção e encontra em ti mesmo a compreensão para este estado.
É necessário descobrirmo-nos em tais estados, para que estes não se transformem no desconhecido, no incontrolável.
Tudo pode ser mudado, existe sempre uma nova escolha para
qualquer opção errada que tenhas feito.
Quando ouvires do teu coração que não há nenhuma necessidade em te preocupares com a vida, saibas que ele apenas quer que compreendas que nada é tão sério a ponto de te perderes para sempre da tua divindade, ficando condenado a não ver mais a luz que é tua por natureza.
Não te preocupes, se estiveres atento a ti mesmo verás que a sabedoria milenar está contigo, conduzindo-te momento a momento àquilo que realmente necessitas viver.
Confia e vai em teu caminho de paz.
Nada é mais gratificante que ver alguém submergindo da escuridão apenas por haver acreditado na existência da luz.
Ela sempre esteve presente…
Era só abrir os olhos…

São Francisco de Assis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.