25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Dia Internacional da Menina, 11 de Outubro. Dia de Conscientização.


Trago ao blog hoje, 11 de outubro de 2021, um tema que toca fundo em no meu ser humano. Falo (ou melhor, escrevo) sobre essas crianças - mulheres -  pré-adolescentes que reconhecemos como...meninas.

Hoje, Dia Internacional da Menina, é uma data que a Assembleia Geral da ONU criou - em 2012 - para provocar a conscientização das agruras e atribulações pelas quais passam essas jovens entre os 10 aos 15. 

Normalmente não faço - em post - os registr5os dessas datas especiais. É raro. Mantenho na aba lateral do blog um espaço para registrar "Os dias de..." e vejo quais os assunto daqueles dias dedicados a esses ou aqueles temas. 

Alguns deles me chamam a atenção e esse de hoje é uma deles. As meninas e seus problemas, suas necessidades e suas privações. 

Quando parei para pensar e li o artigo que transcrevi abaixo me dei conta do que seja ser uma menina; falo principalmente das jovens que vivem nas camadas mais pobres das populações do planeta. Sim, porque essa questão é universal. 

O fato é fiz minha reflexão e percebi que eu não estava consciente do que passam a mulheres jovens - repito, dos 10 aos 15 anos -  ignoradas como subgrupo da camada social entendida como "crianças e adolescentes". 

Não quero de estender porque logo abaixo transcrevi um artigo que encontrei na minha pesquisa, no website "Lunetas" (clique no link). Achei-o perfeito para completar meu post. 

Recomendo que o leiam e possam engrossar as fileiras desse processo de conscientização e ajudar, da melhor maneira que puderem, a amenizar as vidas dessas crianças que de forma carinhosa chamamos de ... meninas.


Clique aqui e conheça o Lunetas

Dia Internacional da Menina’: entenda por que essa data existe

Uma em cada cinco meninas conhece outra que já sofreu violência, e 13,7% das meninas de 6 a 14 anos trabalham ou já trabalharam



Em todo o mundo, milhões de meninas sofrem todo os tipos de discriminação, abusos e violências desde a primeira infância. A desigualdade de gênero, por exemplo, é uma prática que contribui para o aumento da pobreza contra meninas. Diante dessa realidade, surgiu o “Dia Internacional da Menina”. Mas afinal, o que significa essa data? Como funciona?

Para alterar essa realidade, a organização internacional sem fins lucrativos Plan International lançou a campanha “Por Ser Menina” (“Because I’m a Girl”), uma ação global que visa evidenciar as situações de violência e preconceito vividas por meninas ao redor do mundo.

A iniciativa tem o objetivo final de  conscientizar a população mundial sobre o empoderamento das meninas de todo o mundo e, particularmente, em países em desenvolvimento, por meio da educação. Além disso, a ação estimula o desenvolvimento de projetos e políticas públicas para impulsionar o potencial das meninas e assegurar o pleno exercício de seus direitos.

Uma pesquisa feita com mais de 1.700 meninas de 6 a 14 anos nas cinco regiões do Brasil, em 2013  – “Crescendo entre direitos e violências” revela um panorama preocupante. As informações levantadas denunciam um contexto de gritantes desigualdades de gênero, que prejudica o pleno desenvolvimento de suas habilidades para a vida. E os exemplos são alarmantes.



Além disso, segundo o levantamento, uma em cada cinco meninas conhece outra que já sofreu violência, e 13,7% das meninas de 6 a 14 anos trabalham ou já trabalharam. A pesquisa está disponível online e pode ser baixada por qualquer pessoa.



Assista ao vídeo, em que Maria Fernanda, do projeto “Escola de Liderança Para Meninas”, conta como se sente ‘Por Ser Menina’.

 

 


 

Dentro desse contexto, a organização criou “Dia Internacional da Menina”, proposto como uma resolução pelo Canadá na Assembleia Geral das Nações Unidas, que votou, em 19 de dezembro de 2011, a resolução que adotou o dia 11 de outubro de 2012 como o ano inaugural da data.

Em todo o mundo, o dia é celebrado com ações de conscientização em diversas áreas. Neste dia 11 de outubro, em São Paulo, será inaugurada a exposição fotográfica “Por Ser Menina”, mostra que traz a público as obras recebidas por profissionais da imagem de diversos países da América Latina, que participaram do concurso fotográfico promovido pela Plan Internacional anualmente, com o objetivo de compartilhar os múltiplos pontos de vista sobre o que é ‘ser menina’.




https://lunetas.com.br/dia-internacional-da-menina-entenda-por-que-essa-data-existe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.