15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

sábado, outubro 09, 2021

Cuidado com os paradigmas que lhe cercam...

Piadinha rápida para quebrar a seriedade dos assuntos da Oficina de Gerencia.

Ao ler pensei em como estamos aferrados aos paradigmas que nos governam quando fazemos determinadas avaliações de pessoas e circunstâncias.

A historinha abaixo tem disso. Quem não pensaria igual ao nosso personagem? Leia e tire suas conclusões.


Altas horas da madrugada. O casal acorda ao som insistente da campainha da casa.  O dono da casa se levanta e, pela janela, vê um homem bem vestido e visivelmente bêbado. Pergunta:

  - O que é que você quer?

  - Olá, eu sei que é tarde - grita um homem com voz meia pastosa - mas preciso que  alguém me empurre, e sua casa é a única nesta região. Você precisa me empurrar!

Louco da vida, o recém-acordado replica:

  - Eu não te conheço, são 4 horas da manhã, e me pede para te ajudar? Ah! Vá te catar!

E ele volta para a cama. Sua mulher, que também acordou, não gosta da atitude do marido:

  - Você exagerou. Você já ficou sem bateria antes, você bem que poderia ajudar esse cara.

  - Mas ele está bêbado - desculpa-se o marido.

  - Mais um motivo para ajudá-lo - insiste a mulher... - Ele não vai conseguir sozinho. Você que sempre foi tão prestativo...

Tomado por remorsos, o marido se veste e vai para a rua. Procura o bêbado dizendo:

  - Hei, cara, vou lhe ajudar! Onde é que você está?

E o bêbado gritando:
  - Aqui, no balanço do jardim.


http://3.bp.blogspot.com/_nU_vP1gr2TY/S1SNNXEb60I/AAAAAAAAAUA/wIm5d27IXYI/s200/balan%C3%A7o



Nenhum comentário:

Postar um comentário