05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 21 de fevereiro de 2021

Conquista de Monte Castello 76 anos atrás em 21 de fevereiro de 1945 - O destaque do Brasil na 2ª Guerra Mundial -




“São duas horas da madrugada do dia 22. O dia 21 já acabou, e foi um grande dia. Vencemos os prussianos e tomamos conta desta grande elevação dos Apeninos. O combate de Monte Castello ficará na História Militar do Brasil como um grande feito d’armas de seus Soldados.”

Passados 75 anos, o pequeno trecho da carta escrita à sua esposa pelo então Tenente-Coronel Castello Branco, Chefe da Seção de Operações da Força Expedicionária Brasileira (FEB), profetizava a envergadura do feito militar empreendido em solo italiano pelos nossos inesquecíveis pracinhas. (Extraído da página do Exército Brasileiro na Internet)

Hoje, 21 de fevereiro de 2021, comemora-se na História do Brasil os 76 anos uma das intervenções mais destacadas dos feitos militares de nosso país: A Tomada de Monte Castelo na 2ª Guerra Mundial pela Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Não vou, nem de longe, contar as histórias sobre Monte Castello. Há uma farta bibliografia e muitos links no Google  sobre o assunto (clique aqui). Quero, tão somente, registrar a data, parte da nossa História e buscar que as gerações que não conhecem, possam se informar um pouco sobre essa corajosa e importante participação dos soldados e oficiais brasileiros na luta contra o nazismo alemão na 2ª Guerra Mundial em terras da Itália ocupada pelos alemães.

Reproduzo abaixo o início da página da Wikipedia sobre a "Batalha de Monte Castello":

  • "A Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas a batalha chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945 com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castello por tropas brasileiras"
Anexei dois excelentes vídeos ao post (um deles, inclusive é de origem espanhola) sobre a presença e os duros combates que os pracinhas brasileiros travaram com os alemães, durante quatro dias, até tomar a estratégica posição em Monte Castello.


A conquista do Monte Castello



BRASILEIROS NA 2ª GUERRA 🇧🇷 A FEB NA ITÁLIA 🐍[Legendas em português]



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.