23 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA - DIA DO ESCOTEIRO DO BRASIL


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 22 de março de 2024

Um século em 10 minutos


❌❌❌

Imagine você ter no seu arquivo um resumo da história do mundo, em vídeo, nos últimos 100 anos em pouco mais que 10 minutos. Pois é isso que está colocado neste post.

Quem o produziu (Donolinio Studio) teve uma maravilhosa ideia e muito trabalho para compilar as imagens. Colocar trechos da história dos eventos contidos em cem anos da humanidade não é tarefa para qualquer um.

O vídeo com imagens, quase todas autênticas, recordam as grandes tragédias, inúmeras guerras e algumas conquistas da Humanidade.

O período coberto está entre 1914 e 2017 (97 anos) e – para quem gosta de história, notícias e tem a curiosidade da cultura universal, o vídeo é um banquete.

Texto que retirei de um blog (Open Culture) na apresentação do vídeo em sua página: 

“Ao escrever história, você sempre se depara com a pergunta: quais fatos e eventos farão parte do seu relato histórico e quais serão deixados de fora? 

No que diz respeito a esse vídeo viral produzido pelo Donolinio Studio, o que vale a pena? Europa. América. Homens. É uma longa lista de depravações: guerra, perversão, desastre natural, bombas atômicas, crise social, crise financeira, genocídio e assassinato, tudo com uma trilha sonora dramática de Hans Zimmer. 

O que fica de fora? Qualquer coisa que aparentemente faça a vida valer a pena e, com algumas pequenas exceções, realizações humanas. E, sim, África e América Latina também - exceto pela primeira Copa do Mundo disputada no Uruguai.

Por falar em conquistas humanas e omissões históricas, gostaríamos de prestar homenagem a Martin Luther King Jr. em seu aniversário, destacando dois dos memoráveis ​​discursos de MLK - seu crescente discurso "Eu tenho um sonho" apresentado em agosto de 1963, e depois rápido ansioso para seu presciente discurso Estive no topo da montanha, proferido apenas um dia antes de ser assassinado em abril de 1968.”

Destaques que estão lembrados em rápidas imagens no vídeo: 1ª Guerra Mundial, A pandemia da Gripe Espanhola, Mussolini e Hitler, Mao Tse Tung e Ghandi, 2ª Guerra Mundial, Dia D, Guerra do Vietnã, Assassinato do Kennedy, Queda do Muro de Berlin, 11 de setembro, Tsunami e Katrina, Chernobyl...

Alguns acontecimentos tão importantes quanto,  foram deixados de lado. No entanto, a quantidade de história mundial é tanta, que o criador do vídeo incidiu, sobretudo, nos grandes eventos políticos, desportivos e nos avanços tecnológicos.

Vamos assistir o vídeo?
👇


Clique no link indicado na tela do vídeo e será direcionado para o YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.