15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

domingo, janeiro 20, 2013

Lance Armstrong, Paulo Maluf, Marta Suplicy e Monica Belluci.. Todos juntos e dizendo pérolas.

H
á muito tempo eu não transcrevia para o blog as páginas da Veja e da Folha com as chamadas "Frases da Semana". São bem divertidas. Publicava-as nos domingos que é sempre um dia mais leve na blogosfera; menos frequência e ninguém quer muito saber de coisa séria na internet.
As “Frases” que durante um tempo estiveram aqui no blog eram sempre destacadas do site "Bombou na Web" da revista Época (mantenho um link para ele na aba lateral), da revista Veja ou da Folha de São Paulo.  Elas ainda estão nos arquivos do blog se alguém quiser procurá-las. Parei de produzir os posts porque além de darem muito trabalho também não eram muito acessados. Achei que não valia a pena, embora me divertissem muito.
Continuei, porque gosto muito, a acompanhar as "Frases" normalmente, mas sem pretensão de voltar a postá-las. Eis então que me surge hoje esta página do caderno Cotidiano da Folha de São Paulo com pérolas que não dá para deixar escapar como vocês verão abaixo. 
Não resisti. Deu trabalho – pois tenho que capturar a imagem da edição digital da Folha e depois dividir em duas parte e acertar o tamanho para poder caber no blog de forma simétrica - mas valeu a pena. É muita bobagem junta. Ah! A imagem ao lado é o fac-símile em tamanho reduzido da página "Eles Disseram". Abaixo está a mesma página dividida em duas, para pode caber no post.
Divirtam-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário