15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

quinta-feira, janeiro 17, 2013

Imperdível! Leiam o comentário de Clóvis Rossi. Interessa a todos...

Poucas vezes terei lido um artigo tão apropriado e certeiro quanto este do consagrado colunista Clóvis Rossi da Folha de São Paulo, que publico abaixo em forma de facsimile, sobre o que estamos todos vendo e sentindo acontecer com o mundo e a natureza em nossa volta e nos julgando impotentes para combater. Pela categoria do jornalista seu texto é irretocável e o conteúdo é uma espetada direta e reta na consciência da humanidade e dos seus líderes.
Insisto para que os leitores do blog leiam e repliquem esse artigo onde puderem. Todos nós estamos vendo com nossos olhos espantados de leigos o planeta entrar em convulsões e espasmos nos seus mais diversos recantos. O último foi na China (veja reportagem da revista Galileu que coloquei no post) onde os níveis de poluição foram quinze vezes acima do considerado normal.
Clóvis Rossi aposta que o empresariado começou a ficar preocupado com os custos dessas "manifestações da natureza" e que talvez agora, doendo no bolso, possa abrir suas consciências para perceber aonde a ganância pelo lucro e a obsessão pelo crescimento estão levando a humanidade.
Se preferir ler em texto direto clique no banner

NASA divulga imagens impressionantes – ar chegou a ficar 15 vezes mais poluído que o nível considerado "bom"

Clique no logo e visite o site
" A China nunca esteve tão poluída. Esse início de ano tem sido um recorde atrás do outro e as autoridades chegaram a pedir para que as famílias permaneçam em suas casas – quanto menos tempo os chineses ficarem na rua, melhor. A NASA acaba de divulgar imagens de satélite que dão um aspecto mais perturbador para a situação chinesa. Vista de cima, a poluição de Pequim assusta ainda mais."

Editora Globo
A imagem acima do dia 14 de janeiro. Essa mancha branca que avança pela capital chinesa não é uma tempestade que se aproxima (apesar de algumas nuvens aparecerem na foto), ela é, basicamente, ar poluído. Nesse dia, o Índice de Qualidade do Ar da cidade bateu os 341. Como forma de comparação, vale a ver a imagem abaixo, que mostra a mesma área, só que no dia 3 de janeiro." (texto extraído da revista Galileu. Leia mais aqui)
 

Editora Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário